De acordo o Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura da mamografia no Brasil tem apresentado taxas cada vez menores. segundo os dados, em 2021, apenas 17% das mulheres entre 50 e 69 anos realizaram o exame que detecta o câncer de mama, registrando o menor índice dos últimos anos.
Porém, em Juazeiro, no Norte da Bahia, muitas mulheres na faixa etária indicada para realizar o exame, estão encontrando dificuldades para conseguir a mamografia. Em contato com o Portal Preto no Branco, elas relataram problemas na comunicação da Unidade de Prevenção ao Câncer de Mama de Juazeiro, o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo.
“Estou ligando para lá há alguns dias e o telefone só chama e ninguém atende. Vou tentar ir lá pessoalmente para agendar o exame”, reclamou uma leitora.
“As vezes ligo e não atendem. Outras vezes dá ocupado e algumas vezes a ligação não completa. Quando finalmente parece que vou ter alguma resposta, manda ligar mais tarde”, acrescentou outra leitora.
As mulheres reclamam ainda dos critérios usados para a realização do exame no instituto.
“No WhatsApp que disponibilizam para o agendamento passam até três dias para responder, isso quando respondem. Além disso, me falaram que eu não podia fazer o exame, porque só é feito após dois anos depois da realização da última monografia. Minha família tem diagnóstico de câncer e eu já tenho 50 anos. Se fui em busca do exame é porque estou precisando. Mas mesmo assim não consegui conseguir marcar”, criticou.
O PNB está encaminhando as reclamações para o Instituto Ivete Sangalo.
Em Juazeiro, o exame de mamografia também pode ser realizado na Policlínica Regional. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há fila de espera.
Ainda de acordo com o órgão, há um baixa procura pelo exame neste ano. Das mais de 2 mil vagas para a mamografia disponibilizadas pelo município, menos de 300 haviam sido utilizadas até a primeira semana deste mês.
A Sesau ressaltou ainda que para realizar o exame, as mulheres a partir dos 35 anos devem solicitar ao médico a guia para a mamografia. O médico precisa preencher também o relatório no Sistema de Informação de Câncer (SISCAN).
Para realizar a marcação, a paciente precisa levar a guia do médico, com o relatório do SISCAN anexado e o Cartão SUS. O horário de atendimento ao público na Central de Marcação é das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.
Redação PNB