Os casos de Covid-19 no Brasil vem crescendo nos últimos dias, alertando a população para a importância da vacinação. No município de Juazeiro, Norte da Bahia, houve uma queda na procura pela vacina de mais de 50% nos últimos meses, segundo a Secretaria de Saúde.
Além disso, entre as pessoas a partir dos 12 anos, apenas 53% das pessoas receberam a dose de reforço. Já em relação a população a partir dos 18 anos, apenas 19% recebeu a quarta dose da vacina, segundo a Sesau.
Porém, apesar da gestão municipal alegar que esteja ocorrendo uma baixa procura pela vacinação, alguns usuários procuraram o PNB para reclamar que estão enfrentando dificuldades para se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde do município.
“Na quinta-feira (17) procurei a UBS do Residencial Juazeiro, onde moro, para vacinar minha filha de quatro anos com a segunda dose, mas fui informada pela recepcionista de que a vacinação estava suspensa. Perguntei o motivo e ela disse que a geladeira que armazena as doses está quebrada e que não tinha previsão de quando a situação seria resolvida. Eu acho isso um absurdo. Estão divulgando a UBS como ponto de vacinação, mas quando a gente procura, não tem. Parece que todo o sistema de saúde de Juazeiro está sucateado”, reclamou uma usuária, que preferiu não ser identificada.
Já o jornalista Adriano Alves, nos contou que procurou três pontos de vacinação em Juazeiro, mas não conseguiu se vacinar com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
“É revoltante a forma como está acontecendo a vacinação contra a Covid em Juazeiro. Ontem rodei três pontos da cidade e não consegui tomar a 4ª dose, pois o horário da vacinação foi reduzido, justamente quando a gente precisa atrair mais gente para se vacinar. Estamos vendo surgir novas variantes, e a ameaça de uma nova onda desta doença que já nos fez sofrer tanto. Por isso, a gente precisa se imunizar, mas ao mesmo tempo, a gente não consegue aqui em Juazeiro. Ontem, eu entrei no site da prefeitura para ver os locais de vacinação e lá ainda tinha o Juá Garden como um dos pontos, mas quando cheguei lá disseram que tinha encerrado na sexta, e que agora só tem vacina nos postos. Fui para o postinho do Angari e me disseram que não estava tendo atendimento naquele dia. Perguntei qual eram os horários de atendimento e a funcionária me informou que era manhã e tarde, das 8h30 às 11h30, e das 14h30 às 16h30. Mas ela disse que à tarde não adianta ir porque já não tem mais dose, e me indicou o postinho do Santo Antônio. Quando cheguei lá, não deixaram nem eu entrar porque disseram que a vacinação lá é só de 8h30 às 11h30. Eu questionei quem trabalha pela manhã como é que faz para tomar vacina, e disseram que tem que pedir uma folga ou faltar o trabalho para ir se vacinar. Mas aí também complica”, reclamou.
Adriano ressaltou ainda que a gestão municipal precisa facilitar o acesso aos imunizantes para evitar um novo avanço da doença no município.
“Disseram que reduziram o horário da vacinação contra a Covid-19 em Juazeiro porque estava tendo uma baixa procura, mas se as pessoas não estão se vacinando, a gestão tem é que facilitar para as pessoas possam tomar vacina, e não dificultar. Juazeiro só tem 19% da população acima de 18 anos vacinada com a quarta dose, e essas pessoas elas trabalham, elas estudam. O horário da manhã é muito corrido, ainda mais com a vacinação só iniciando às 8h30. A pessoa vai chegar no trabalho que horas? Como é que a pessoa vai se vacinar? Não tem como. Fora o distrato. Os funcionários não dão uma informação correta. É um desrespeito com a população. Gostaria de perguntar a prefeitura o que será feito para aumentar a imunização da população? Vão fazer algum mutirão de vacinação? Vão vacinar nos finais de semana? Terá atendimento no horário de almoço para a gente poder se vacinar? Porque assim também não tem como. A gente precisa se imunizar. O vírus está voltando com tudo e a gente só quer garantir o nosso direito que é o acesso à saúde.”, acrescentou.
Outra usuária informou que a vacinação na UBS do bairro Piranga também foi suspensa por falta de profissional.
“Gostaria de saber onde está aplicando a quarta dose da vacina Oxford. Procurei a UBS do bairro Piranga, onde morro, e fui informada que não estavam vacinando pois demitiram a vacinadora do turno da manhã”, contou.
Outra usuária pediu a volta da vacinação durante os finais de semana.
“Se a procura pela vacinação está baixa, a prefeitura deve fazer uma campanha, uma busca ativa e não reduzir os pontos de vacinação e não mais realizar os mutirões. Não ter nenhum local de vacinação no sábado, pelo menos, é um desleixo com a população. Falta de gestão. Acorda, secretário de saúde, vamos montar uma estratégia para acelerar a vacinação”, sugeriu.
Encaminhamos todas as reclamações para a Secretaria de Saúde. Sobre a situação da UBS do Residencial Juazeiro, o órgão informou que “a UBS citada realiza a vacinação contra a Covid-19. A vacina só precisou ser suspensa temporariamente devido à intercorrência na geladeira da unidade. A situação já foi comunicada ao setor responsável para ser solucionada”. A Sesau disse ainda que a situação “está em processo de resolução e a geladeira está em manutenção”.
Sobre a reclamação do jornalista Adriano Alves, o órgão informou que “não houve redução no horário da vacinação, mas a manipulação de imunos é delicada e as vacinas precisam atingir e manter uma temperatura e, por isso, a vacinação inicia minutos após o horário de abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS). A Sesau está analisando o cenário epidemiológico atual e criando estratégias para atender todo o público”.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou ainda que “a vacinação na UBS Piranga não foi suspensa. Ela ocorre no turno da tarde”.
Pontos de vacinação divulgados pela Sesau
Segunda-feira- UBSs: Itaberaba, Quidé, Alto do Cruzeiro, Dom José Rodrigues, Piranga, Argemiro, CSU, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Alagadiço, Angari e Novo Encontro.
Terça-feira- UBSs: Alto do Cruzeiro, Piranga, Dom José Rodrigues, Argemiro, Penha/ Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Santo Antônio, Caic, São Geraldo, Vila Jacaré, Quidé, CSU, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Parque Residencial, Palmares, Alto da Aliança, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari e Novo Encontro.
Quarta-feira- UBSs: João Paulo II, Alto do Cruzeiro, Palmares, Piranga, Dom José Rodrigues, Argemiro, Penha/ Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Santo Antônio, Caic, São Geraldo, Vila Jacaré, Quidé, CSU, Parque Residencial, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Alto da Aliança, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari e Novo Encontro.
Quinta-feira- UBSs: João Paulo II, Alto do Cruzeiro, Piranga, Dom José Rodrigues, Argemiro, Penha/Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Santo Antônio, Caic, São Geraldo, Vila Jacaré, Quidé, CSU, Antônio Guilhermino, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Palmares, Parque Residencial, João XXIII, Alto da Aliança, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari e Novo Encontro.
Sexta-feira- UBSs: Residencial Juazeiro, Itaberaba, João Paulo II, Alto do Cruzeiro, Piranga, Dom José Rodrigues, Argemiro, Penha/Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Santo Antônio, Caic, São Geraldo, Vila Jacaré, Palmares, Parque Residencial, Alto da Aliança, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari e Novo Encontro.
Documentos necessários
Para vacinar, é preciso levar RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina. Crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe. No caso de outro responsável, é preciso que o pai ou a mãe emita uma autorização assinada.
Redação PNB




Esse cronograma é p próxima semana, né! Porque essa semana que está terminando não tinha no csu, angari, ubs dom tomas, shopping…COMPLICADO!!!