Pacientes do TFD- Tratamento Fora Domicílio, de Juazeiro, em contato com nossa redação relataram que estão tendo que pagar pelo transporte para conseguirem se deslocar até os hospitais onde são atendidos em Salvador.
De acordo com eles, há mais de 20 dias o carro que servia aos pacientes da Casa de Apoio, na capital baiana, foi para o conserto em uma oficina e apesar do serviço já ter sido concluído, o veículo não foi liberado por falta de pagamento.
“Sou paciente do TFD e venho aqui para informar o absurdo que está acontecendo aqui em Salvador. O carro que leva os pacientes da Casa de Apoio para os hospitais se encontra empenhado aqui em Salvador por falta de pagamento. Esse carro está na oficina há uns 20 dias e na semana passada o dono da oficina veio com o carro aqui na porta cobrar o pagamento. Ele acabou levando o carro de volta, pois a prefeitura não pagou o valor do conserto”, disse a paciente.
Outro usuário disse que alguns pacientes da casa presenciaram a cobrança do proprietário da oficina, mas não sabiam informar o valor do conserto.
“O dono da oficina foi na casa para fazer a cobrança. Ele disse que o carro já estava ok, mas só entregaria se pagassem. O conserto foi autorizado pelo ex-secretário que saiu e deixou a dívida para este novo pagar. Agora nós entendemos a demora. Os motoristas viviam mentindo dizendo que o carro estava consertando, mas está é empenhado por falta de pagamento.
Por medo de sofrer represálias eles pediram para não ser identificados.
O PNB enviou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão informou “que o veículo que faz o transporte em Salvador está em manutenção. A Sesau já está em contato com a empresa terceirizada, proprietária do veículo, para que os pacientes continuem utilizando o transporte entre a casa de apoio e os hospitais na capital baiana”.
Reclamações anteriores
Nos meses de setembro e novembro do ano passado, o PNB recebeu a mesma reclamação da falta de transporte para os pacientes do TFD. Em novembro, eles passaram quase um mês arcando com os custos do transporte, para se deslocar em Salvador, onde fazem tratamento médico. O veículo que realiza o serviço ficou em manutenção, após apresentar um problema mecânico, conforme informaram.
“Gostaria de questionar o Secretário de Saúde sobre o que realmente está acontecendo. Porque tanta demora para a manutenção de um transporte do carro do TFD de Juazeiro? Desde o último dia dia 27/10 que este carro está sem transportar os pacientes para os hospitais em Salvador. Estive lá agora na última segunda-feira (21), e fiquei muito triste com a situação de alguns pacientes que lá se encontram. Têm pessoas que já estão lá há mais de 30 dias, pagando o transporte do próprio bolso. Tem um senhor que me disse que levou 3 mil reais e esse dinheiro já foi embora com as despesas. Ele disse que não sabe mais como vai ficar lá se o carro da gestão não voltar a fazer o transporte dos pacientes. Os pacientes não têm condições de pagar todos os dias para ir aos hospitais. Infelizmente, a prefeitura só diz que o carro está em manutenção e a minha pergunta é: que manutenção é essa? Porque tanta demora?”, questionou a usuária Edileuza Serafim.
Ela disse ainda que o veículo “vive quebrando e deixa os pacientes na mão. Ele funciona 3, 4 dias, as vezes uma semana, e passa o mês parado. Quebrou o ano todo”, acrescentou.
“Fomos informados que o veículo está em Juazeiro, passando por conserto. Estamos aqui agoniados com essa situação, pois fomos pegos de surpresa. Estamos tirando do nosso bolso para arcar com a nossa locomoção até os hospitais e gastando sem poder. Sabemos que problemas acontecem, mas a Secretaria de Saúde já deveria ter providenciado outro carro e resolvido a situação”, reclamaram usuários em setembro passado.
Na ocasião, a Sesau informou ao PNB que “o veículo disponibilizado para transportar os pacientes que fazem tratamento em Salvador pelo TFD precisou passar por manutenção” e que estava verificando a possibilidade de envio de um carro reserva.
Redação PNB



