Propostas para a saúde pública são debatidas durante Conferência Municipal de Sento-Sé

0

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Sento-Sé, realizada nesta quinta-feira (23) na Igreja Cristã Evangélica, discutiu e aprovou propostas e diretrizes para formulação de políticas públicas do setor e consequentemente o fortalecimento do SUS. O evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi aberto ao público, e corresponde a uma etapa preparatória para a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia e 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A solenidade de abertura da conferência contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Samuel Santana; do representante Núcleo Regional de Saúde Norte, Jeferson da Costa Siqueira; do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Melquiades e do palestrante, Rodrigo Novais.

O secretário de saúde, Samuel Santana, em sua fala durante o evento, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização da Conferência e completou: “Esse é um momento ímpar para o nosso município. A cada dois anos o SUS abre um espaço amplo e organizado para dialogarmos sobre as melhorias necessárias. É um momento de construção de políticas públicas para nosso município, estado e para o Brasil. A gente espera conseguir discutir propostas voltadas para a promoção de melhorias no SUS e que assegurem a qualidade da sua proposta”, destacou Samuel Santana.

A Conferência

O tema central proposto para essa edição da Conferência: ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’ foi pauta da Palestra Magna ministrada pelo servidor público Rodrigo Novais que é graduado e licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pós graduado em Educação e saúde para grupos especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador e atualmente trabalha na Estratégia de Saúde da Família do município de Feira de Santana, através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família desde 2009.

“Esse momento é fundamental para que o pensamento popular se manifeste, para que as necessidades da população e de todo o sistema sejam colocadas no papel, para que os gestores vejam a melhor forma de implantá-las”, pontuou Rodrigo Novais.

Durante toda a tarde, os participantes dialogaram nos trabalhos em grupo iniciativas e diretrizes voltadas para o fortalecimento do SUS. Os diálogos foram norteados por quatro eixos temáticos: A Bahia que temos. A Bahia que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Propostas aprovadas

Um total de 20 propostas foram aprovadas durante os trabalhos em grupo, sendo cinco propostas de cada eixo temático. Essas propostas seguem para serem apresentadas na etapa estadual, e lá podem ser escolhidas para seguir para a etapa federal. “Esse é um evento de extrema importância para a gestão e principalmente para a população, pois é a partir dela que podemos avaliar o funcionamento da saúde e propor melhorias necessárias”, avaliou a nutricionista Stephany Rubis que esteve participando do evento.

Ascom/PMSSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome