“Faltam estrutura física, profissionais, equipamentos e segurança”: Aponta usuária da UBS do Mussambê, em Juazeiro; Sesau argumenta

0

 

Uma usuária da Unidade Básica de Saúde do Mussambê, bairro Santo Antônio, em Juazeiro. enumerou uma série de deficiências da UBS que estão trazendo problemas, principalmente para os profissionais que atuam na UBS.

Ela elenca os principais problemas: “Faltam estrutura física, profissionais, equipamentos e  segurança no local”.

Em contato com o PNB nesta terça-feira (18), a usuária detalhou: “Não tem recepcionista, não tem guarda, o posto tá abandonado. Começaram uma maquiagem dizendo que era reforma e parou tudo e o local está cheio de infiltração. O forro já está pra cair em cima dos funcionários e não resolvem nada. Uma funcionária chegou a cair da cadeira, pois estava quebrada. Um descaso com os usuários e com os servidores. Nem ventilador tem para os funcionários e o bebedouro está quebrado”, enumerou a usuária.

Ainda de acordo com ela, criminosos estão atirando pedras na UBS, colocando em risco a segurança das pessoas. Ela atribuiu a ação a falta de um Agente de Portaria na unidade. Ela também reivindica uma ação mais presente da Polícia Militar na região da UBS.

“É compreensível que os funcionários estejam preocupados com a falta de um Agente de Portaria para ajudar a garantir a segurança no local. É importante lembrar que a segurança pública é responsabilidade do estado e que a polícia deve estar preparada para proteger os cidadãos em situações como essa. No entanto, infelizmente, é comum que a resposta da polícia não seja tão rápida quanto gostaríamos e que eles não estejam disponíveis para atender a todas as chamadas. Alguém tem que tomar algumas medidas para garantir a segurança da unidade de saúde, como por exemplo, conversar com as autoridades locais para pedir mais segurança na região ou buscar ajuda de organizações comunitárias para apoiar a segurança da UBS.

Encaminhamos as reivindicações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão informou que a “Unidade Básica de Saúde do Mussambê, bairro Santo Antônio, está passando por uma reforma na sua infraestrutura física, assim como outras unidades do município, para garantir mais conforto para os pacientes e colaboradores. A Sesau também está tomando medidas para ampliar o quadro de profissionais da unidade. Infelizmente, hoje, a UBS sofreu um ataque de vandalismo, mas ninguém ficou ferido e a Secretaria já está providenciando um reforço na segurança do local”.

Sobre a segurança, encaminhamos a reivindicação para a Polícia Militar.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome