Dia Nacional da Caatinga: “Contribuindo com a ordem global”, por Jomar Benvindo

0

 

“Decreto Federal de 20 de Agosto de 2003 instituiu o dia 28 de abril como o “Dia Nacional da Caatinga”. O termo Caatinga é de origem Tupi-Guarani e significa floresta branca.”

Quantos de nós lembraremos deste dia, quantos de nós em atitude de valorização faremos uma ação que seja de benefício para preservar esta vegetação única ?

O mundo vive o problema climático, clamando por mudanças de atitudes do ser humano a tal mudança géo política global.

Enquanto nós por aqui (VSF BAHIA) insistimos em velhos hábitos do século passado: modelo econômico de desvalorização de nossas riquezas em alguns casos, levando a mortificação, quando grandes investimentos que aqui chegam com todas benesses que o poder público constituído pelo povo concede ; incentivos fiscais, regularizações e licenças consentidas permitindo a destruição de nossa caatinga, de fauna, flora, mineral, aquífera, até de violência às comunidades.

Repensar nossas atitudes enquanto catingueiros de fé passa primeiro pela valorização de nossas riquezas que são muitas, hoje comemorando uma delas : nossa vegetação que clama por socorro, avisando-nos que pode contribuir com a nossa existência, em riquezas ainda desconhecidas por ignorância, por incipiência, insistindo em equívocos de atitudes de destruição da nossa “floresta branca”, descumprindo condicionantes, e irregularidades no modo operacional das normas ambientais em nome do crescimento econômico, geração de trabalho, as vezes até com aquiescência dos poderes para cometer violências na vegetação e de quem cuida, como as comunidades tradicionais.

Pensar nossa região para o futuro requer modificar atitudes do passado, construindo o presente, valorizando nossos valores mais importantes em que ora desprezamos, maltratando, levando a destruição por exemplo: nossa caatinga e nosso rio São Francisco.

Que todos os catingueiros , repensem o olhar de tais valores, como fundamentais para ordem global de subsistência humana a partir das riquezas naturais.

Viva nossa caatinga, que este dia traga reflexão, principalmente dos poderosos para preservação e ao povo catingueiro a percepção de força e poder, para cobrar dos poderes constituídos, via representatividade democrática as mudanças necessárias para entender a nova ordem mundial – ” “mudança climática e desenvolvimento”.

Jomar Benvindo
Presidente
Câmara de Turismo VSF BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome