Em visita a Salvador, nesta segunda-feira (29), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não precisará economizar com ações de combate à violência e poderá gastar sem pena as verbas federais encaminhadas para o estado. Dino disse ainda que a Bahia é o estado prioritário para o Governo Lula e terá ainda mais investimentos na área durante a atual gestão.
“Nós estamos hoje aqui com viaturas, com armamentos para os policiais, estamos enfatizando que o governador tem disponível os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, com uma novidade. A novidade, governador, é que tem mais. Gaste rápido, gaste bastante, porque a Bahia é prioridade para o governo federal”, afirmou Dino.
O ministro anunciou que a intenção do governo Lula é ser mais participativo junto às gestões estaduais na área de Segurança Pública, com o retorno do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
“Esse espírito de união está também na área de Segurança. A determinação do presidente é que eu visite todos os estados — estou vindo de Alagoas e de Sergipe — sempre com essa mensagem. Os governos estaduais, tradicionalmente, sempre estiveram muito sozinhos na batalha da Segurança. E a nova diretriz é que o governo federal intensifique o chamado Susp, Sistema Único de Segurança Pública”, afirmou Dino que continuou falando sobre o Pronasci.
“Por isso, nós estamos hoje aqui lançando o Pronasci, que traz viaturas, armamentos e políticas preventivas, sociais. Porque Segurança Pública não é apenas repressão e coerção. Segurança pública envolve desde uma creche até uma atividade cultural. E o Pronasci é essa integração”, disse o ministro.
Redação PNB, com informações BNews