Alguns clientes da Neoenergia Coelba, que tentaram solicitar serviços através da internet, acabaram caindo em um golpe. Ao procurar o site da companhia no buscador Google, eles acabaram acessando um link de um site falso, clonado por golpistas.
Uma das vítimas é um morador de Juazeiro, no Norte da Bahia, que procurou o Portal Preto no Branco para alertar outros clientes sobre o golpe. Ele, que preferiu não ser identificado, ressaltou que o site dos golpistas é idêntico ao oficial da Coelba.
“Ontem eu busquei o site da Coelba para transferir a titularidade da minha conta de energia, pois estou mudando para outra residência. Lá eu preenchi meus dados, inclusive anexei documentos pessoais autenticados em cartório, e após todas as etapas foi gerado um boleto no valor de R$ 170,00, que eu paguei. Ao final do cadastro informaram que eu deveria procurar a Coelba presencialmente. Quando cheguei lá, fui surpreendido ao ser informado que o site que acessei, era um site clonado. Mas o golpe foi tão perfeito, que até o rapz do atendimento se surpreendeu com o profissionalismo dos golpistas. Era um site idêntico”, informou.
A vítima contou ainda que assim como eles, outros clientes de Juazeiro também já caíram no golpe, e ressaltou que a Neoenergia Coelba deveria alertar os consumidores.
“Lá mesmo na Coelba fui informado que outras pessoas já tinham sido lesadas, inclusive com contas clonadas. Essas pessoas entraram no site para emitir a segunda via das contas de energia, e acabaram pagando os boletos dos golpistas. Teve cliente que perdeu valores altos. É um grande prejuízo, pois tem pessoas que não tem condições financeiras caindo nesses golpes. Muitas vezes o cliente só tem aquele dinheiro para pagar a conta, e acaba perdendo para os golpistas. Por isso, acredito que a Coelba já deveria ter um serviço que alertasse os clientes, já que infelizmente hoje em dia tem tantos golpes para nós consumidores”, acrescentou.
Ele finalizou informando que irá registrar um Boletim de ocorrência, e que espera que outros clientes não caiam no golpe.
“Esse criminosos precisam ser identificados, pois além do prejuízo financeiro, tem também o prejuízo sentimental, pois fica a frustração de ter sido enganado. É até vergonhoso em pleno 2023 cair em um golpe desse. Mas mesmo sabendo que tem golpe em tudo, e sendo sempre tão cuidadoso, em questão de segundos me passei e não identifiquei que não era o site correto da Coelba. Por isso, acho que esse alerta é de muita importância para a população não só de Juazeiro mas de toda Bahia, para que outros clientes não caiam nesse golpe”, finalizou.
Entramos em contato com a Coelba em busca de esclarecimentos. Em resposta, a companhia informou que “orienta os clientes que a solicitação de serviços oferecidos pela distribuidora devem se realizadas apenas por meio dos canais oficiais, como o site www.neoenergiacoelba.com.br, WhatsApp (71) 3370-6350 ou o teleatendimento 116. Sobre o relato do uso indevido da marca, a concessionária reforça que irá acionar as autoridades competentes para que apurem e adotem as medidas necessárias”.
Redação PNB