Suja e abandonada Ilha do Fogo recebe um visitante famoso e, envergonhados, leitores questionam: “Qual município é responsável pelo local?”

0

 

A Ilha do Fogo, ponto turístico localizado entre os municípios de Juazeiro, Norte da Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu nesta quarta-feira (16), um visitante ilustre: A do apresentador global Luciano Huck, que veio a Juazeiro gravar um dos quadros do seu programa semanal.

Huck esteve na ilha para gravar uma parte do programa e registrou imagens da sua passagem pelo cartão postal.

O visitante famoso, como os demais frequentadores do espaço, encontrou a ilha tomada de lixo por todos os lugares.

 

Em um dos vídeos que ele postou no seu Instagram, aparece o flagrante de lixo amontoado. O artista, inclusive, apresentou o local sujo como sendo Petrolina.

“O outro lado, Petrolina.”

Muitos leitores do PNB entraram em contato com nossa redação demonstrando constrangimento e questionando. “Afinal quem é responsável pela limpeza e manutenção da Ilha do Fogo?”.

Coincidência ou não, na última quinta-feira (10), o PNB publicou uma reportagem sobre a situação de abandono no local e fez o mesmo questionamento às Prefeituras de Juazeiro e de Petrolina.

“Mas e a ilha, a quem pertence, afinal? De quem é a obrigação de cuidar dela, além dos seus contempladores e dos comerciantes do local?”, questionamos na matéria.

Na ocasião, procuramos a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), de Petrolina, e o órgão informou que esteve responsável pela limpeza da ilha entre os anos de 2016 e 2019.

A SEINFRA afirmou que a responsabilidade pela Ilha do Fogo voltou a ser da Prefeitura de Juazeiro.

Procuramos, então, a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro. A desculpa do órgão foi que “o município não recebeu a Ilha do Fogo de maneira oficial, ou seja, não há nenhuma documentação passando a responsabilidade para o município”.

Aguardando sentado pela burocracia, o órgão declarou que “mesmo sem a responsabilidade oficial passada ao município, o SAAE realizou vários serviços de limpeza na ilha, os quais passarão a ser realizados pelas as equipes de agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP)”.

Finalizamos a reportagem chamando atenção da administração municipal: “Que se adiante, na limpeza e na formalização da responsabilidade. É uma questão de respeito a este lugar e ao povo juazeirense.

Não fomos ouvidos e, para vergonha dos juazeirenses, o abandono e sujeira da Ilha do Fogo ganharam dimensão nacional, mundial.

Confira matéria anterior: 

Suja e abandonada, uma casa sem dono: A quem pertence a Ilha do Fogo, afinal?

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome