Com grave problema renal, idosa aguarda desde julho por um atendimento médico: “Um rim já parou”; Sesau diz que é “responsabilidade do estado”

0

 

“Tem mais de 6 meses que minha avó encaminhou os papéis para a Secretaria de Saúde de Juazeiro, dando entrada no processo para ir fazer um tratamento de saúde em Salvador.
Ela está com problema nos rins. Um rim já parou e até o momento ninguém se pronuncia.
Já procurei a promotoria, já tentei de todas as formas, e não consigo ao menos um retorno deles,” contou ao PNB a neta de Dona Norma Lúcia Passos Moreira, 63 anos, moradora do Distrito de Itamotinga, em Juazeiro.

Como diz o relato da neta, durante todo esse tempo de espera, o quadro de saúde da idosa tem se agravado.

Nós ouvimos a Secretaria de Saúde Juazeiro e o órgão informou “que o setor do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) inseriu a solicitação da paciente no sistema de lista única desde julho de 2023.”

E falou que a atribuição de marcar o procedimento é da Secretaria Estadual:” A Sesau esclarece que não tem autonomia na marcação deste procedimento e que isso é responsabilidade do estado, o qual também informa no sistema e por meio de contato telefônico, diretamente ao paciente, a marcação, através do número informado pelo usuário no momento do cadastro feito no TFD. A Sesau ressalta que é fundamental que o paciente mantenha o número atualizado junto ao setor do TFD.”

Encaminhamos a situação para a Secretaria de Saúde da Bahia.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome