“Uma cena muito triste”: Tutor deixa Pitbull solto e animal ataca e mata uma gata no bairro Dom Avelar, em Petrolina

0

Uma protetora de animais entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar um caso registrado no bairro Dom Avelar, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. De acordo com ela, que preferiu não ser identificada, um tutor deixou um Pitbull solto, sem focinheira, e o animal acabou atacando e matando uma gata na Rua Mensagem.

“Nessa rua ficam alguns gatos e esse homem passou pelo local com um Pitbull solto, sem focinheira. O cachorro subiu nas calçadas e atacou uma gatinha. Ela morreu na hora. Essa gatinha era a mais dócil e estava parida. Os quatro filhotes ainda estavam mamando. Foi uma cena muito triste”, contou.

A protetora ressaltou ainda que o tutor do animal desrespeitou leis municipais e alertou que o resultado da prática poderia ter sido ainda mais grave.

“Não sabemos quem é esse homem que estava com o cachorro. Nunca tínhamos visto ele por aqui. Depois do ocorrido ele saiu com o cachorro, nem olhou a situação da gatinha. Foi muita irresponsabilidade dele soltar um animal de grande porte solto assim, colocando a vida de outros animais e das pessoas em risco”, acrescentou.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança. Veja:

Lei

Em Petrolinaexistem duas leis que proíbem a livre circulação de animais de grande porte.

A Lei Municipal nº 1247/03 de 29 de maio de 2003, estabelece normas sobre a circulação de animais em vias públicas e diz o seguinte no artigo 3º:

I – O animal deverá ser conduzido pelo proprietário ou responsável, e sendo encontrado desacompanhado deve ser recolhido e mantido pela Prefeitura Municipal até que alguém venha resgatar junto ao setor de apreensão de animais;

II – O animal conduzido por pessoa, inclusive estando acorrentado, deve usar uma proteção na boca (focinheira) para prevenir possíveis ataques aos transeuntes;

III- O animal deverá ter sua coleira, identificação própria e ser conduzido pelo proprietário ou responsável, que tenha atingido sua maioridade.

Em 2016, uma nova Lei a 2.852 criada pelos vereadores, reforça algumas restrições sobre a permissão do acesso a parques e locais públicos por animais de estimação de grande porte que deverão usar focinheira, a guia e o enforcador, além de ser conduzido por pessoas que tenham porte físico, ou seja, condições para dominá-lo.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome