Ela é juazeirense, tem 19 anos, estudante, modelo, e influenciadora digital. Valéria Macedo, é umas das inscritas para Rainha do Carnaval de Juazeiro edição 2024 e é a primeira mulher trans a participar do concurso.
O PNB conversou com a candidata, que mora no bairro Jardim Flórida, e disse que, desde menina, é uma amante da folia momesma.
“Sempre amei carnaval, desde criança. Muitos amigos me incentivaram a fazer a inscrição e, por impulso, me candidatei. Fiz minha inscrição e já estou totalmente envolvida com as produções,” contou Valéria Macedo.
Ela está pra lá de otimista e promete entregar o melhor: “Com muita garra e fé darei o meu melhor e vou realizar este sonho de ser uma verdadeira rainha do carnaval da minha cidade. Juazeiro terá sua primeira rainha trans, porque o mundo é da diversidade. Porque cada um é feliz da forma que escolhe e cabem aos outros respeitar. Eu represento a diversidade, represento um mundo de mais amor, de respeito a todas as formas de existências e farei parte desta corte. Podem acreditar e se preparar para sambar e dançar o axé comigo,” declarou a candidata.
Ciente de que terá que vencer o preconceito, Valéria Macedo demonstra segurança, tranquilidade e alerta que “transfobia é crime.”
“Eu nem leio os comentários preconceituosos e criminosos. Criminosos sim, porque transfobia é crime. Montamos uma equipe e minha produção está cuidando disso, ou seja, os comentários transfóbicos, que já aparecem nas redes sociais, serão devidamente encaminhados para a Justiça, que é quem deve tratar de crime. Eu sigo me preparando para realizar o meu sonho e entregar alegria, paz e felicidade aos foliões. Transfóbicos não passarão,” afirmou Valéria.
De acordo com Edvaldo Franciole, coordenador do concurso, 10 mulheres foram selecionadas concorrer aos títulos de Rainha e Princesas; 5 homens pra Rei Momo. O concurso acontecerá no próximo sábado (13), a partir das 18 horas, na orla II de Juazeiro, com a participação das bandas Pagodança e Alisson Marques.
O carnaval de Juazeiro acontecerá entre os dias 25 e 28 de janeiro.
Redação PNB