NTE-10 se manifesta sobre reclamação de falta de vagas nos 7°, 8° e 9° anos nas escolas de Juazeiro e esclarece que o “Ensino Fundamental deve ser ofertado pelo município”; confira nota

0

 

Nesta sexta-feira (19), dia marcado para as matrículas dos alunos novatos do Ensino Fundamental e EJA Fundamental nas escolas da rede estadual da Bahia, mais uma vez, responsáveis pelos estudantes do município de Juazeiro, entraram em contato com o Portal Preto no Branco, para reclamar que não estão encontrando vagas nas instituições de ensino. Logo pela manhã, eles afirmaram que não encontraram vagas nos 7°, 8° e 9° anos, nas escolas estaduais Pedro Raimundo Moreira Rego e Lomanto Júnior.

Encaminhamos as reclamações para o Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco (NTE 10), com sede em Juazeiro, e o órgão informou que “o Estado garante vagas para todos os cidadãos que solicitarem matrícula nas escolas públicas e não há necessidade de formação de filas.”

Em nota, o NTE 10 esclareceu ainda que “Conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Ensino Fundamental deve ser ofertado pelo município e o Ensino Médio e suas modalidades pelo Estado. Quando o município não tem capacidade de atendimento, o Estado assegura a oferta de vagas a partir da colaboração com o município.”

Em relação a falta de vagas no Lomanto Junior, esclareceu que “as vagas para o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Lomanto Junior foram preenchidas, devendo os estudantes ou seus responsáveis buscar vaga em outras unidades de ensino fundamental do município.”

Reclamações

“Hoje abriu as matrículas para os alunos do 7°, 8° e 9° ano, mas já não tem mais vaga na escola Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego. Tanto no  site, como presencialmente na escola só diz que não tem vaga. Muitas mães e pais de alunos estão aqui na escola na mesma situação, sem saber o que fazer”, explicou uma mãe.

O problema também aconteceu com responsáveis que buscam uma vaga na Escola Estadual Lomanto Júnior.

“Fomos informados que as matrículas para os alunos do 7°, 8° e 9° ano iniciariam hoje e nós garantiram que teriam vagas. Porém, hoje, não estamos encontrando. Desde meia noite estou tentando uma vaga pelo site e não consigo. Resolvi vim para a escola e tive a mesma resposta. Ao que parece a Direc não abriu vagas para essas turmas, mas nossos filhos precisam estudar”, cobrou outra mãe.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome