Em contato com nossa redação, uma leitora expressou sua preocupação com uma intervenção da Prefeitura de Juazeiro na orla II, circuito do carnaval da cidade, que acontecerá no próximo final de semana.
“Colocaram disciplinadores de uma ponta no intuito de proteger o alambrado para o carnaval. Antes, faziam a vistoria das placas, pois é visível que muitas estão danificadas e comprometidas, o que é um grande risco para as pessoas que passarem ou se aglomerarem ali para acompanhar a passagem dos trios. Um perigo! Botaram na metade da calçada. Agora, resta saber a garantia disto. E se, no calor do carnaval, essas barreiras não forem respeitadas? O risco é grande!”, observou.
Moradora da orla da cidade, Suely almeida, através de uma rede social, também criticou a “medida” da gestão municipal, que classificou de “gambiarra.”
“Gambiarra é o nome. Vistoriar as placas de concreto a gestão não vai fazer. Acha mais barato e conveniente colocar alambrado para que as pessoas não corram risco de desabar junto com as placas neste período de carnaval. É preciso entender que a vida é o bem mais precioso que temos e, quando lidamos com a segurança da população, não pode haver vacilação,” escreveu a moradora.
Na publicação, os internautas também manifestaram preocupação.
“Vai virar uma ‘arquibancada’ segura,” ironizou um internauta.
“E na hora do ‘vamu ver’ esse alambrado vai perder completamente a função,” comentou outra.
Estamos encaminhando a preocupação para a Prefeitura de Juazeiro e para o CREA-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Na última quinta-feira (18), o Vereador Alex Tanuri informou que “entregou formalmente à prefeita, Suzana Ramos, documento expressando preocupação com a segurança da orla fluvial de Juazeiro, em especial quanto às placas de concreto armado. Com a iminência do carnaval, Tanuri destacou a necessidade de garantir a manutenção adequada do local, assegurando condições seguras para os milhares de participantes esperados.”
O documento solicitou o laudo técnico sobre as medidas de manutenção aplicadas nas placas de concreto, com ênfase na análise da resistência e integridade estrutural do concreto armado. Tanuri ressaltou: “A segurança pública é uma responsabilidade fundamental do poder municipal e busca apenas garantir a integridade física e tranquilidade da população durante o evento carnavalesco”.
Para respaldar a solicitação, o vereador pede que a Prefeitura de Juazeiro forneça os laudos de vistoria mais recentes, atestando a conformidade estrutural das placas de concreto. Além disso, cópias do documento foram encaminhadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e ao Ministério Público Estadual da Bahia, visando colaboração e fiscalização conjunta para garantir a confiabilidade dos laudos apresentados pela Prefeitura.
“A intenção não é criar obstáculos à realização do carnaval, mas sim promover uma celebração verdadeiramente segura e tranquila para todos os envolvidos”, enfatizou Alex.
O vereador informou ainda que “o documento foi recebido pelos órgãos citados.
Redação PNB