“Estou há mais de um mês sem conseguir fazer o meu pré-natal na UBS do bairro Itaberaba”. Está é a reclamação de uma gestante do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia.
Em contato com o Portal Preto no Branco nesta quarta-feira (31), a usuária, que preferiu não se identificar por medo de represálias, criticou a situação.
“Já estou de 33 semanas de gestação, e o certo seria eu ser avaliada toda semana, ou pelo menos a cada quinze dias. Hoje eu tinha uma consulta marcada, mas ao chegar lá, fui informada de que a enfermeira teve um compromisso, e remarcaram meu atendimento para a semana que vem. Isso não existe. Estou no oitavo mês de gestação e estou há mais de um mês sem acompanhamento. Se acontecer alguma coisa com o meu bebê, como eu vou saber? Estou revoltada com essa situação”, desabafou.
A gestante afirmou ainda que também não conseguiu realizar nenhum exame através da rede pública do município.
“Até hoje, nunca fui atendida por uma médica ou um médico na UBS. Quem vinha fazendo o meu pré-natal era a enfermeira, e agora nem isso mais. Se nem gestante eles atendem, quem dirá os outros pacientes. Além disso, até hoje nunca consegui fazer um exame pelo SUS, nem as ultrassonografias. Todos os exames eu tive que pagar para fazer particular. E as gestantes que não têm condições de pagar, como ficam? A saúde de Juazeiro está precária, uma porcaria”, acrescentou.
Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde e aguardamos uma resposta.
Redação PNB