Recorrentemente, usuários entram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar de dificuldades para agendar atendimento na sede do Cadastro Único do município de Juazeiro, na região norte da Bahia. Segundo eles, o agendamento só é realizado pela internet, e quase sempre não há vagas disponíveis.
Nesta quinta-feira (15), uma usuária contou que aguarda há mais de dois meses pelo atendimento.
“O agendamento acontece apenas duas vezes no mês e quando chegam as datas, o sistema fica caindo, e depois aparece que não tem mais vaga. É quase impossível conseguir agendar o atendimento. Além disso, quando é dia de agendamento o telefone de lá também não funciona. Estou desde dezembro tentando agendar o atendimento, sem conseguir. A prefeitura tem que resolver essa situação, pois já está desagradável. Precisamos do serviço”, declarou.
Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, e aguardamos uma resposta.
Outras reclamações
Em novembro do ano passada, uma beneficiária do programa social Bolsa Família entrou em contato com o PNB para reclamar da situação.
“Fui na sede do Cadastro Único e lá disseram que eu precisava agendar atendimento no site. Porém, estou encontrando dificuldades para agendar o atendimento. As vagas seriam abertas hoje, porém, mesmo acessando o site às 00h23 da madrugada, já apareceu a mensagem dizendo que não tinham mais vagas disponíveis. Ou seja, assim que abrem as vagas, as mesmas já são preenchidas automaticamente. Agora, novas vagas só serão abertas no próximo dia 15, e nada garante que irei conseguir agendar. Preciso do atendimento, por isso cobro explicações e providências à gestão municipal”, reclamou a usuária na ocasião.
Na época encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade. Em resposta, a Sedes, através da gerência do CadÚnico, informou que a agenda social abre mensalmente dia 15 e dia 30, e destacou que, por conta da grande demanda, as vagas foram esgotadas nos primeiros horários do turno da manhã. A gerência ainda esclareceu que, diante de problemas técnicos com o telefone, os usuários podiam comparecer na sede do Cadúnico para consulta ou verificação da situação do cadastro. O CadÚnico fica localizada na rua do Paraíso, n° 253, bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Redação PNB