Após diversas reclamações da comunidade da Vila Jacaré, em Juazeiro, sobre a total precariedade das instalações da Unidade Básica de Saúde, nesta quinta feira (22) a equipe do PNB foi até o local e constatou diversos problemas na unidade.
O imóvel está visivelmente deteriorado, com infiltração nas salas, paredes e teto, com risco iminente de desabar. Com as últimas chuvas a situação se agravou e a água está em contato direto com a instalação elétrica em alguns pontos da unidade.
A unidade de saúde se transformou numa unidade de risco à integridade das pessoas, inclusive dos profissionais.
O PNB colheu alguns depoimentos sobre a situação e o sentimento dos usuários é indignação.
No consultório médico o ar condicionado está quebrado. Os profissionais da unidade atuam na boa vontade, mas sem qualquer condição de trabalho, o que também é perceptível.
“Há vários meses o ar condicionado da sala da médica está sem funcionar e até agora nada foi feito. A equipe trabalha no improviso e na boa vontade para não deixar os pacientes na mão. A porta da sala da enfermeira está danificada e não tem como fazer alguns procedimentos, como o preventivo. Ela dá um jeito de fazer para que as pacientes não voltem, mas é um vexame para a profissional e para nós mulheres fazer um exame sem trancar a porta,” relatou uma usuária.
“O forro tá pra cair na cabeça da gente, cheio de infiltração. A gente entra nas salas com medo. Anunciaram que a reforma tinha sido liberada e que a verba estava certa, mas nada de fazerem. As reclamações são muitas. A secretária e a prefeita estão sabendo de todos esses problemas e são omissas. Quando acontecer o pior, elas vão justificar e lamentar,” disse um usuário da UBS.
Além disso, há mais de ano o dentista está impossibilitado de trabalhar porque falta apenas um equipamento.
“Já tem um ano sem atendimento, porque a cadeira velha deu problema, o compressor velho deu problema, em janeiro de 2023. Em julho foram colocados uma cadeira nova e compressor novo, mas estão sem funcionar porque está faltando o filtro, que é o mais simples de tudo. O mais caro já está aí. O dentista cumpre seu horário todos os dias, mas não tem condições de atender, porque não funciona nada e quem paga é a população,” protestou um morador.
Usuários e profissionais cobram a reforma com urgência e alertam ” o risco na UBS é grande.”
“A estrutura aqui está bem comprometida, o risco aqui é grande. Há mais de um ano que esta reforma está na fila, inclusive, já tinha saído o projeto e disseram que iam reformar, mas, infelizmente, passaram outras unidades na frente. Aqui tem risco para os trabalhadores e para os usuários. Quando dá uma chuva forte como foi essa dessa madrugada, a água invade tudo. Além disso, tem o risco de um choque elétrico, porque a água está tendo contato com a instalação elétrica. Também há o risco de desabamento desse forro que está totalmente comprometido. O gesso pode cair em cima de alguém, causar um acidente. E tudo isso pode ser evitado,” concluiu um entrevistado do PNB.
Confira registro do PNB
O PNB ouviu a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão não informou uma data para início da obra de reforma. A Sesau voltou a dizer que “a Unidade de Saúde Vila Jacaré já está em processo de orçamento para reforma e requalificação, aguardando apenas a publicação da licitação.”
Redação PNB