A partir desta terça-feira (27), será liberado para todo o Brasil, uma ferramenta desenvolvida para possibilitar o uso do aplicativo de mobilidade da Uber por adolescentes entre 12 e 17 anos.
A ferramenta permite que os adolescentes solicitem suas próprias viagens, com supervisão do responsável, ou seja, quando o passageiro adolescente solicitar um deslocamento, seus responsáveis receberão atualizações em tempo real. Dessa forma, eles poderão acompanhar a viagem desde o embarque até o desembarque. Além disso, também será possível ligar para o motorista se for preciso.
Os adolescentes também terão acesso aos recursos de segurança do aplicativo como confirmação da viagem por código (U-Código), gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio) e uso de dados de GPS para detectar se há mudança de rota ou parada inesperada (U-Ajuda).
Os recursos são padrão para essas contas e não podem ser desligados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis.
“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa mais segura para as pessoas se deslocarem. Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo”, explicou Silvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil.
O recurso Uber Adolescentes, que poderá ser acessado no Perfil Familiar do responsável, já foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá, e em algumas cidades brasileiras.
Como configurar uma conta Uber Adolescentes:
Por meio do perfil familiar no aplicativo Uber, o responsável pode convidar o adolescente para criar uma conta. O jovem convidado vai receber um link para baixar o app no seu celular, criar sua nova conta de adolescente e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança. A conta do jovem ficará vinculada à do responsável. Depois disso, os adolescentes podem começar a solicitar viagens por conta própria.
Os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis, portanto, os adolescentes sempre terão acesso a eles com o toque de um botão. A exceção é a gravação de áudio, com a qual o adolescente precisa consentir antes que se torne padrão para todas as suas viagens no App.
Redação PNB