Ótima notícia para o final de semana. Acontece, sábado, dia 9, uma noite com a banda Sóda Solta em “Um show de reggae”, no Centro Cultural Matingueiros (Petrolina Antiga), espaço que tem movimentado Petrolina com boa música. Além da anfitriã da noite, a apresentação de abertura será com AndréPereli, artista e produtor que também faz parte do grupo musical e tem seu trabalho autoral. As portas estarão abertas a partir das 21h. Além da música por conta dos artistas da terra, a casa oferece cardápio de bebidas, incluindo vinhos e a culinária com assinatura do Chefe Cabala.
A Sóda Solta, que já dividiu palco com grandes bandas e artistas, a exemplo do inesquecível grupo O Rappa, a maranhense Tribo de Jah, a explosiva Baiana System, que arrasta multidões no carnaval de Salvador, também o Adão Negro, o cantor carioca Filipe Ret, Afrocidade e outras, tem movimentado suas redes sociais e feito um bom barulho a cada show anunciado. (siga nas redes sociais)
Um indício do carinho e de que o som da banda agrada muito as duas cidades é que desde que iniciou seu trabalho a S|S não fica de fora da programação de carnaval e já participou também de vários anos da tradicional Feijoada do Dadau, do Copa Vela, além dos shows promovidos pela própria banda, levando o seu reggae diferenciado, cheio de swing e boas mensagens. Um espaço conquistado com muito trabalho e independência.
No carnaval deste ano foram quatro apresentações (duas prévias no Matingueiros e um show em cada uma das cidades irmãs – Juá e Petró). Nas palavras de Pereli, “é a banda mais amada do Vale” (risos) e “tem uma família fiel e muito unida, que está junta desde o primeiro som lançado”, complementa Peu Bandeira, vocalista da banda.
É desde 2013 que o cenário musical do Vale do São Francisco está atento ao som do reggae da Sóda Solta, projeto sonhado por David Nascimento e Icaro Alexandre, que só queriam se juntar para “tocar reggae”. O sonhou ganhou vida na união com outros amantes da música e segue firme. A banda, que faz mistério com o nome, mas diz que tem a ver com liberdade, celebra a vida com música e junta o reggae a outros ritmos, gêneros musicais e culturas. Segundo os integrantes, a ordem é “sem rótulos e sem preconceitos! Apenas música, amor e diversão.”
O reggae se une ao samba, ao pagode baiano, ao rock e outras sonoridades que são referência e podem ser ouvidas gratuitamente através de alguns hits regionais que a banda já lançou, a exemplo de “Flor”, “Esperança”, “Orquestra”, “O bastante pra durar”, “Pedrão” e “Bagunça não” (ouça aqui), hits que arrepiam quando tocados ao vivo, com o público cantando junto. A Sóda Solta iniciou com o EP “Na porta de Jah” (2014), e fortaleceu seu trabalho com o álbum “Resista à prensa” (2016), que tem 12 faixas de composição própria e já rendeu prêmios como o Edésio Santos e o Prêmio Zap.
Além das músicas autorais, o repertório sempre tem releituras de outras canções já conhecidas do público, independentemente do gênero. As características sonoras também dançam com várias manifestações musicais regionais e mundiais, como o afoxé, ciranda, bossa nova, chegando também ao pop rock e ao rap, sem perder suas raízes na música reggae.
As canções podem ser ouvidas nas principais plataformas de música online (YouTube, Spotify, Deezer, Palco mp3, iTunes) onde somam quase 500 mil visualizações/plays.
Ouça: https://youtube.com/playlist?list=PLVZt6gsBZS0Q29EXg0pTRh1J3oVu2pko0&si=tZXwBfDjvdr6bORT
Veja:
https://www.instagram.com/sodasolta?igsh=MWxyNGc5Nm1zZHI2cw==
Serviço: Sóda Solta – Um Show de Reggae / Abertura: AndréPereli (acústico)
Data: 09 de Março de 2024 / Horário: 21:00
Local: Centro Multicultural Matingueiros – Petrolina Antiga
Entrada: R$ 15,00 (espaço limitado)
Ascom