Dia Mundial do Glaucoma: Diagnóstico precoce pode evitar a cegueira

0
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 64 milhões de pessoas no mundo têm glaucoma. A projeção é de que, até 2040, esse número aumente para 111,8 milhões. A doença ocular é tratável, mas pode levar à cegueira se não for manejada corretamente, sendo a causa mais comum de cegueira irreversível.“O diagnóstico precoce é fundamental”, alerta o oftalmologista da UPAE, Dr. Guilherme Moura, neste Dia Mundial do Glaucoma. “Muitas pessoas não apresentam sintomas até que a doença esteja em um estágio avançado. Por isso, exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar o glaucoma antes que ele cause danos significativos”, complementa.
Existem várias formas de tratar o glaucoma, incluindo medicamentos, laser e outros tipos de cirurgia. A prevenção também é uma parte importante da luta contra a doença.
O glaucoma não tem cura, mas, com diagnóstico precoce, é possível conter o avanço da doença, que afeta a visão das laterais para o centro do olho e por isso o indivíduo não percebe que há algo errado, podendo se dar conta apenas quando até 60% do nervo ótico já estiver destruído: “As pessoas simplesmente não percebem que a visão está sumindo. Elas só percebem quando começam a bater no carro, esbarrar nas pessoas, na lateral de móvel, isso quando o campo visual periférico está danificado”.“Nosso objetivo é unir forças com comunidades em todo o mundo para combater a cegueira causada pelo glaucoma. Juntos, podemos fazer a diferença”, conclui Guilherme.
A Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) estima que o glaucoma possa afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil e mais de 70% não sabem que sofrem com a doença.
Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome