Juazeiro aparece em sétimo lugar no ranking das 10 cidades mais violentas do país, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

0

O município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, aparece em sétimo lugar no ranking dos 10 municípios brasileiros mais violentos. A informação consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18).

 

De acordo com os dados, em 2023, Juazeiro registrou 74,4 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. Outras cinco cidades baianas aparecem no ranking.

 

O município de Santana, no Amapá, lidera o ranking com 92,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes e em seguida estão: Camaçari (BA), com 90,6; Jequié (BA), com 84,4; Sorriso (MT), com 77,7; Simões Filho (BA), com 75,9; Feira de Santana (BA), com 74,5; Juazeiro (BA), com 74,4; Maranguape (CE), com 74,2; Macapá (AP), com 71,3; e Eunápolis (BA), com 70,4.

 

Na análise do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil estão localizados os estados que estão convivendo com um quadro acentuado de disputas entre facções de base prisional por rotas e territórios e, ao mesmo tempo, concentram a maioria dos estados com altas taxas de letalidade policial.

 

Ainda de acordo com os dados, em 2023 foram registradas 46.328 mortes violentas intencionais em todo o país , o que representa 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Em comparação com 2022, houve uma queda de 3,4%.

 

Os dados fazem parte da 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O chamado índice de mortes violentas intencionais (MVI) inclui as vítimas de homicídio doloso, entre elas as vítimas de feminicídios; vítimas de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte; de lesão corporal seguida de morte; e, mortes decorrentes de intervenções policiais.

 

2022

 

No ano de 2022, Juazeiro ficou em 5° no ranking, segundo os dados do Atlas da Violência divulgados neste ano. O ranking foi liderado por Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, com taxa de homicídios de 94,1 por 100 mil habitantes.

Depois, apareceu Jequié com taxa de 91,9, em terceiro vinha Simões Filho com 81,2; Camaçari com 76,6 e Juazeiro com 72,3. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Redação PNB com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome