Empatia e ação: Após apelo no PNB, idoso de Abaré (BA), encontrado em situação de rua está acolhido em uma instituição de Juazeiro, graças a iniciativa particular; entenda o caso

0

 

Na última quarta-feira (17), após contato do leitor do PNB, Adriano Ferrais, publicamos a situação de Gilvan Correia Lima, 73 anos, que estava em situação. Adriano encontrou o idoso nas ruas de Juazeiro e pediu ajuda para encontrar sua família que é de Abaré, Norte da Bahia.
Após a publicação da matéria, reproduzida pelo site Abaré Notícias, alguns familiares e conhecidos de Seu Gilvan entraram em contato com nossa redação. Localizamos o idoso que é aposentado, mas está há meses sem sacar o benefício, pois teve todos os documentos furtados enquanto dormia no terminal de ônibus de Juazeiro.
Em conversa com o PNB, Seu Gilvan contou que há cerca de um ano teve que entregar o imóvel em que morava, por falta de condições financeiras para pagar o aluguel e foi morar nas ruas. Ele vinha se alimentando no Centro Pop de Juazeiro, mas o órgão não providenciou os documentos necessários para que ele voltasse a receber o benefício.
“Atendem muito mal”, avaliou o idoso.
A equipe do PNB, juntamente com o leitor Adriano Ferrais, conseguiu um local para o idoso permanecer até que se consiga sua documentação, que já está sendo providenciada. Ele foi acolhido pelo CRECIR- Casa de Reabilitação Cidade Refúgio, graças a parceria com o presidente da instituição Carlos Antônio Ribeiro.
Nossa equipe segue acompanhando a situação de Seu Gilvan.
Notas
Procurada pelo PNB, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) esclareceu que “o idoso citado na matéria já é usuário frequente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A equipe do serviço também já informou sobre a existência do Acolhimento Transformar, mas o idoso recusou o atendimento”.
A Prefeitura de Abaré, após a repercussão da situação de Seu Gilvan, também emitiu uma nota.
Nota pública
A Prefeitura Municipal de Abaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e o CRAS-Centro de Referência da Assistência Social, comunica que após a repercussão do video circulado no dia 12/07/20024 do corrente ano, envolvendo o Sr. Gilvan Correira Lima que se encontra em situação de rua na cidade de Juazeiro-BA.
Informamos que a intervenção foi realizada pela equipe de profissionais que fazem parte da Proteção Social básica.
Infelizmente, não foi localizado familiares uma vez que, segundo moradores, o Sr.Gilvan esteve no município há muitos anos, onde se casou e teve uma filha, abandonando-as em seguida, sem dar noticias. Hoje, a ex esposa e a filha, não residem em Abaré, migraram para o Estado de São Paulo, sem deixar contato, dificultando a localização.
Sem mais para o momento, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Empatia e ação     
“Me deparei com um idoso de 73 anos no bairro Santo Antônio, cujo o nome é Gilvan Correia Lima. A face desse homem me chamou atenção. Apesar do escuro via de longe a sua dor, fui até ele que me contou a sua triste história, lhe ofereci um apoio em palavras e fui atrás de comida. Ele me contou que sua família é de Abaré, Bahia. Conversando com ele, que está meio confuso, percebi que já está há bastante tempo na rua, mas ele não me disse desde quando. Ele disse que foi para São Paulo, deve ter acontecido alguma coisa. Tentei colher detalhes, mas não me aprofundei na história dele para não trazer mágoas. Peço que divulguem a situação dele para que a gente possa encontrar um parente ou algum órgão que possa acolher e dar melhores condições a esse grandioso e sofredor homem”, apelou Adriano Ferrais.
Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome