“Destruição!”, essa é a definição que os moradores do João XXIII, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, estão dando para os cortes de árvores da praça do bairro, que, segundo eles, estão sendo realizados pela gestão municipal.
Em contato com o Portal Preto no Branco, a presidente da Associação do bairro, Elma Brito, contou que a sombra de uma das árvores cortadas era utilizada na realização de eventos voltados para a comunidade.
“Como não temos uma sede, a associação realizava os eventos como Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais na praça, na sombra dessa árvore. Muitos moradores do bairro também gostavam de sentar na praça por conta da sombra da árvore. Mas agora a prefeitura está detonando tudo. De última hora, disseram que vão fazer uma reforma e estão distribuindo, retirando todas as Algarobas da praça”, declarou Elma Brito.
Outra moradora destacou que a árvore tinha cerca de 40 anos.
“No bairro Alto do Cruzeiro foi feita uma reforma, mas lá não tiraram nenhuma Algaroba. Aqui no nosso bairro, destruíram uma árvore de 40 anos em um minuto. A prefeita nunca mandou limpar nosso bairro, nunca fez uma capina e a primeira obra que fará já começa destruindo nossas árvores”, criticou.
Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro. Em resposta, a SESP informou que “o local passará por uma requalificação, por isso houve a necessidade da supressão de apenas uma árvore, da espécie algaroba. Técnicos da Semaurb já estiveram no local conversando com a comunidade e tão logo a requalificação seja concluída, será feito replantio de árvores nativas”.
Redação PNB
Essas requalificaçoes tá mais pra desqualificação. E eh mentira. Eles nunca plantam, apenas derrubam. Até parece q tem gente ganhando com essas madeiras.