Polarização? Partidos de Lula e Bolsonaro apoiam o mesmo candidato em 85 cidades do Brasil

0

Apesar de serem adversários no âmbito nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), se encontram como aliados em 85 cidades do Brasil nas eleições municipais de 2024, de acordo com dados do TSE divulgados na manhã desta sexta-feira (16).

Tidos como principais personagens das últimas eleições brasileiras, as gerais de 2022, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, e o do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o PL, parecem não seguir a risca, no âmbito local, as divergências políticas presentes entre os partidos em âmbito nacional.

O estado com maior incidência deste apoio por parte de partidos rivais é o Maranhão, onde 22 cidades contam com candidatos apoiados tanto pelo partido de Lula quanto pelo de Bolsonaro. Em segundo lugar aparece o estado de São Paulo, com 12 municípios com candidatos apoiados pelos dois partidos. Em 12 das 85 cidades, o candidato apoiado pelos dois partidos pertence ao PL, enquanto que em 3, o candidato é do PT.

O que os partidos acham disso?

Uma resolução administrativa da presidência nacional do PL veda a formação de coligação regional com a Federação Brasil da Esperança, da qual faz parte o PT e da Federação PSOL-REDE, além de agremiações partidárias de “espectro político à esquerda”.

Segundo o documento, a participação nessas coligações estaria sujeita a medidas disciplinares previstas no Código de Ética partidário. O partido, no entanto, não respondeu que medidas tomará com as candidaturas em que o PT aparece na aliança.

Em uma rede social no início de agosto, Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL afirmou que não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT para as eleições municipais de 2024.

De acordo com o PT, o único veto do partido, decidido pelo diretório nacional é em relação a candidatos identificados com o bolsonarismo, independente de pertencimento ao partido do ex-presidente. A única exceção se dá para cidades com mais de 100 mil habitantes, onde o veto não será aplicado.

Na Bahia, são cinco cidades onde um candidato tem o apoio tanto do partido de Lula, quanto do de Bolsonaro. Em três, o candidato é do PSD: Cândido Sales, Nordestina e Salinas das Margaridas. Em Euclides da Cunha, o candidato apoiado é do PDT, enquanto que em Gandu, o candidato apoiado pelo PT e pelo PL é do Avante.

Essas informações, no entanto, ainda estão sujeitas a mudança, uma vez que, conforme norma eleitoral, os partidos ainda podem substituir seus candidatos até o dia 16 de setembro.

Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome