Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Ao todo, 895.512 pessoas se inscreveram. Dessas, 141.245 (15,77%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 754.267 (84,23%), para o ensino médio. Com a proximidade das provas, os participantes devem estar atentos às regras para evitar contratempos.
É importante atentar-se aos documentos de identificação e, assim, garantir o acesso ao local sem maiores problemas. A principal novidade entre os documentos aceitos é a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação do cidadão e reduz a possibilidade de fraudes.
Saiba como acessar a CIN digital:
Para inseri-la na carteira de documentos do aplicativo Gov.br, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparecerá o ícone “Carteira de documentos” na tela inicial;
Clique no botão “+”, escolha “Carteira de identidade” e selecione “Adicionar Documento”.
Demais documentos digitais (e-Título, CNH ou RG) também poderão ser apresentados, por meio do aplicativo Gov.br. Além dos já citados, também será aceita a documentação para estrangeiros, conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Outra novidade relevante diz respeito ao Boletim de Ocorrência (B.O.), que não será mais aceito. A mudança foi feita em função da facilidade de se apresentar um B.O., em caso de perda de documento físico. Nesse contexto, o objetivo é reforçar a segurança na identificação dos participantes em situações como essa.
Horários – O Inep aplicará as provas nos turnos da manhã e da tarde. Os participantes com direito a tempo adicional contarão com uma hora a mais para finalizar o exame nos dois turnos. A aplicação seguirá o horário de Brasília.
Confira os principais horários da manhã:
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h
Confira os principais horários da tarde:
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30
Caneta e Cartão de Confirmação – Além do documento oficial com foto, o participante deve levar, obrigatoriamente, caneta transparente de tinta preta. Ademais, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição.
Objetos – Antes de entrar na sala de provas, os participantes devem guardar, no envelope porta-objetos, itens como telefone celular e outros equipamentos eletrônicos (desligados e sem emitir qualquer som), além de outros pertences não permitidos, como tablet, pulseiras e relógios inteligentes. A Declaração de Comparecimento, se for o caso, também deve ser guardada no envelope.
Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social do Inep