Nossa Senhora das Grotas, genuína e imortal Padroeira de Juazeiro; conheça a história da santa

0

 

Banhada pelas águas do Velho Chico, a cidade de Juazeiro, região Norte da Bahia, abriga um tesouro religioso de valor inestimável para seus habitantes: Nossa Senhora das Grotas. A Padroeira exclusiva, santa única, e genuinamente juazeirense, é figura central na vida de muitos devotos, e na história da cidade baiana.

A imagem de Nossa Senhora das Grotas, conforme contam, apareceu em 1706, e foi encontrada por um indígena, esculpida em madeira e ricamente adornada, em uma das grotas do rio São Francisco. Assustado e sem saber o que fazer, ele mostrou a imagem a um vaqueiro que passava e os dois decidiram levá-la a um padre franciscano que estava em missão naquela região.

“Inesperadamente, ao ver a imagem, o franciscano a ergueu dizendo que era a Mãe de Nosso Senhor que veio para salvar o povo de Juazeiro e Petrolina das enchentes oriundas das marés do rio”.

Por ter sido encontrada em uma grota, a santa foi batizada com o nome de Nossa Senhora das Grotas e passou a ser visitada por fiéis em romarias, no altar improvisado pelo frei, numa pequena capela.

“Em 1710, os franciscanos construíram uma igreja de alvenaria no local da aparição da imagem. Nossa Senhora das Grotas passou a ser a Padroeira do município de Juazeiro”.

Venerada com muito amor e respeito pelo seu povo, a Senhora das Grotas se tornou um manto de proteção espiritual para os fiéis católicos e a ela foram atribuídos diversos milagres.

Elevada a PadroeiraNossa Senhora das Grotas é comemora no dia 8 de Setembro, quando é reverenciada como símbolo de proteção e guardiã da cidade.

Para a juazeirenses Maria das Grotas Araujo, Nossa Senhora das Grotas representa muito mais do que uma figura religiosa. Foi a santa que lhe deu o nome, graças a fé do seu pai.

Fiel fervorosa da santa padroeira, ela aprendeu com os pais a respeitar sua padroeira pelo milagre da vida.

“Eu nasci de um parto complicado. A maternidade ficava ao lado da catedral. Meus pais, principalmente meu pai, muito devoto de Nossa Senhora das Grotas, foi até a igreja e se apegou Nossa Senhora das Grotas, fez a promessa de que se eu nascesse uma mulher, o nome seria Maria das Grotas. Ao sair da igreja e ir para a maternidade, que era ali ao lado, ele encontrou a enfermeira que foi logo dizendo: ‘olha, nasceu foi uma menina’. Eu sou um milagre”, revelou Grotas com muita gratidão.

A fé é devoção a Santa é evidente nas vidas e nas celebrações anuais em homenagem à padroeira, que atraem fiéis de toda parte da Diocese de Juazeiro. A festa de Nossa Senhora das Grotas, mistura devoção, tradição e confraternização.

As tradições em torno de Nossa Senhora das Grotas são um reflexo da rica herança cultural da região. A tradição das novenas, um ciclo de orações realizadas nos nove dias que antecedem a festa, é especialmente significativa.

“Na novena há vários fiéis, uma celebração de muito louvor, muita oração, muita devoção à nossa excelsa padroeira, Nossa Senhora das Grotas! Um momento de alegria celebrar a vida em sintonia com Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo” declara Dona Maria das Grotas.

A devoção também se manifesta através de práticas pessoais e comunitárias. Muitas famílias mantêm imagens de Nossa Senhora das Grotas em suas casas, e há uma tradição de fazer promessas e agradecimentos a ela por bênçãos recebidas.

“Nossa Senhora das Grotas é mais do que uma padroeira para nós, é nossa santa protetora! Nossa Senhora mãe das Grotas, viva nossa excelsa padroeira!!”

Com sua história rica e sua profunda influência, Nossa Senhora das Grotas atravessa a história e marca vidas, como âncora espiritual para Juazeiro, uma doce companheira, medianeira do seu povo fiel.

“Para que juntos cantemos glória,
Com voz pura, sublime, altaneira,
Em transporte de amor, a vitória,
De tão Santa, Imortal, Padroeira!”

Redação PNB, por Rayza Rocha

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome