Em contato com o Portal Preto no Branco, um leitor chamou a atenção para casos de maus-tratos a animais de grande porte no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Ele, que trabalha como motorista por aplicativo, conta que diariamente flagra jumentos e cavalos em situação de vulnerabilidade e sofrimento.
“Passo todo dia pelo bairro Alto da Maravilha e vejo um jumento amarrado em um poste. O animal fica dia e noite amarrado. Hoje eu passei e vi que ele estava todo enrolado na corda, sem poder nem beber água. Quando olhei, no balde que fica lá, não tinha uma gota de água. Procurei uma torneira para botar água para o bichinho e não encontrei. Liguei para a Polícia Militar e me deram um telefone do Centro Zoonoses. Só que o telefone é fantasma, ninguém responde. Ninguém sabe nem quem é o dono”, relatou.
O leitor acrescenta que também já flagrou situações semelhantes em outros bairros da cidade e cobra providências da gestão municipal.
“Hoje passei pelo bairro Dom Tomaz e vi um cavalo na mesma situação que o jumento. Também vi uma carroça com um bocado de terra em cima e com uma pessoa batendo no animal. Isso devia ser banido. A gestão municipal precisa fiscalizar e coibir este tipo de situação. Eles precisam recolher esses animais e punir os donos”, acrescenta.
Encaminhamos as situações para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que “uma equipe de proteção animal e ambiental será encaminhada aos locais para identificar os proprietários dos animais e orientá-los sobre os cuidados necessários”.
Redação PNB