Donald Trump venceu a disputa pela Casa Branca contra Kamala Harris e chega à Presidência dos Estados Unidos pela 2ª vez. A vitória do republicano foi cravada por volta das 7h31(de Brasília), após ele alcançar 276 delegados dos 270 necessários, ante pouco mais de 220 da candidata democrata.
De acordo com os principais veículos de imprensa internacionais, Trump superou a performance que teve na eleição de 2020, quando foi derrotado pelo atual presidente Joe Biden.
Ele derrotou Kamala Harris em estados decisivos, como Pensilvânia, desde áreas rurais até centros urbanos. Com uma marca superior à sua vitória de 2016, o republicano também ganhou no voto popular, com 68 milhões de votos. Kamala Harris somou 62,9 milhões. Um republicano não chegava à Casa Branca como o mais votado pela população desde George W. Bush, em 2004.
Antes mesmo do fim da contagem oficial (por volta das 7h30 de Brasília), após a Fox News projetar sua eleição, Trump já havia feito o tradicional discurso de vitória.
“Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes”, disse Trump.
Kamala ainda não havia se manifestado a seus apoiadores até a publicação deste texto. A vice-presidente de Biden deve se pronunciar nas próximas horas no Howard University, instituição em que ela se formou.
Bahia BA