“Liberdade Aprisionada”: escritora juazeirense de 15 anos lança seu primeiro livro sobre empoderamento feminino

0

 

 

Na última sexta-feira (01), a adolescente juazeirense, Ana Luíze, lançou o livro intitulado “Liberdade Aprisionada”, sua primeira obra literária publicada pela Editora Viseu. A publicação, financiada com recursos do governo federal por meio da Lei Paulo Gustavo, foi lançada no Cineteatro Wellington Monteclaro, no bairro Tabuleiro, em Juazeiro.

Ana é uma jovem promessa literária, com múltiplos interesses além da escrita. Ela toca violão, cozinha, assiste a filmes e séries, pratica capoeira e estuda inglês, atividades que influenciam sua visão de mundo e enriquecem sua escrita.

Em “Liberdade Aprisionada”, a autora apresenta a história de Cora, uma mulher que sonhava com uma vida diferente daquela que tinha com sua família, mas que se vê aprisionada por expectativas alheias e tradicionais.

Em entrevista ao Portal Preto no Branco, Ana Luíze Silva explica a temática da obra.

“Liberdade Aprisionada aborda a visão que a sociedade impõe sobre as mulheres. Existe um papel perfeito que elas devem cumprir: ser mãe, dona de casa, dentro de uma visão tradicional, machista e patriarcal.”

A ideia para o livro surgiu em um sarau literário escolar. Ana foi incumbida pela turma de escrever um conto, que cresceu e agora é acessível a todos que desejem lê-lo.

“Nossa turma foi encarregada de escrever um livro, e esse papel ficou comigo. Eu escrevi esse conto voltado para a experiência das mulheres”, conta Ana.

Inspirada pelos contos de Clarice Lispector e pelas vivências das mulheres ao seu redor, Ana criou a personagem Cora, que representa as histórias de muitas mulheres que abrem mão de seus sonhos para seguir papéis impostos pela sociedade.

“Cora é uma fusão de muitas experiências que vi outras mulheres enfrentarem: abrir mão de seus sonhos e seguir expectativas alheias, a exaustão de ser mãe e dona de casa.”

Sobre a mensagem do livro, Ana deseja inspirar, especialmente, as mulheres.

“Quero que o leitor perceba que, embora hoje o cenário esteja mudando e as mulheres tenham uma voz mais altiva, ainda existem muitos abusos, preconceitos e privações de quem elas podem ser. Cora, que é uma artista e pintora, acaba abrindo mão de seu sonho para atender às expectativas impostas a ela.”

Com o lançamento de “Liberdade Aprisionada”, Ana não apenas realizou o sonho de publicar um livro, mas também descobriu sua paixão pela escrita.

“Gosto de escrever e espero poder progredir na escrita, publicando mais obras. Muitos leitores já pedem um novo volume para expandir a história, pois ela realmente pede um desenvolvimento maior.”

Ana lembra com emoção o momento de publicação de seu primeiro livro: “Foi uma mistura de sentimentos. Ver as pessoas comprando e apoiando me deixou muito feliz. Foi algo realmente inexplicável.”

Movida por seu amor à literatura, Ana acredita que a leitura é transformadora.

“A literatura te leva para caminhos inimagináveis. Ler livros pode, de certa forma, te salvar. Eles são uma fonte de conhecimento essencial, e espero que meu livro possa ser isso para alguém. Espero que o leitor se identifique com a história de Cora e não se rebaixe ao que esperam que ele faça. Que ele não siga esse modelo perfeito e inalcançável que, muitas vezes, é imposto sobre nós,” finalizou a jovem escritora.

Evento de lançamento

O evento de lançamento, que contou com tradução em Libras, aconteceu no Cineteatro Wellington Monteclaro, situado na Praça CEU. Na oportunidade, a proponente do projeto aprovado no Edital 03/2023, Valéria Cristiane da Silva Almeida, destacou a importância da produção literária para o incentivo à leitura e à escrita, principalmente do público infanto-juvenil, bem como a relevância do tema abordado no conto que versa sobre o empoderamento feminino, a partir da história da personagem Coralina. Já a jovem Ana Luize agradeceu a oportunidade de publicar o livro que foi fruto de uma atividade escolar e ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo como promotora da cultura no país.

Como contrapartida do projeto foi feita a doação de dez exemplares do livro, que ficarão à disposição na Biblioteca Prof. João Viana, localizada na Praça CEU, Bairro Tabuleiro, incluindo três exemplares traduzidos em Braille. O livro “Liberdade aprisionada” está disponível para venda na Amazon (https://www.amazon.com.br/Liberdade-Aprisionada-Ana-Luize-Silva/dp/652548846X) ou pode ser adquirido a partir do e-mail analuize811@gmail.com.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome