Saravá Seu Zé Pilintra! Acontece neste domingo (17, às 8 horas, a Primeira Caminhada Cultural de Zé Pilintra, uma iniciativa do Terreiro de Mbanda Congá de Seu Zé, na liderança do sacerdote Tata Edson de Seu Zé Pilintra. A concentração será no Angari, seguindo caminhada em direção à Orla Nova, onde acontecerá uma roda de capoeira. O movimento segue no Centro de Cultura João Gilberto com apresentações artísticas e musicais a partir das 14 horas da tarde.
Participam do evento, o grupo Côco Barra de Saia, Mádara Bittencourt, Xandão da Bahia, Roda de Timbau e o grupo Samba di Malê.
Para participar você pode adquirir a sua camisa do evento através do link na página do instagram do evento – @caminhadaculturalseuze. As informações estão disponíveis na página.
“Convidamos todo povo de terreiro, de Axé e de fé, adeptos e simpatizantes, para somar conosco nesta caminhada, que é a primeira de muitas!”
As Caminhadas Culturais de Zé Pilintra
As caminhadas culturais de Zé Pilintra já acontecem em várias cidades da Bahia e são frutos de um grande movimento das lideranças religiosas de matriz africana, tendo sido iniciada em Salvador com a organização do Santuário de Zé Pilintra de Salvador, em parceria com o Santuário de Zé Pilintra do Rio de Janeiro na Lapa.
Tudo começou com a grande movimentação ocorrida no Rio para a implementação do dia Municipal de Zé Pilintra, reunindo terreiros do Rio e também de outros Estados que, ao retornarem para suas cidades, se comprometem em dar continuidade a esse movimento cultural em homenagem a uma das entidades mais queridas e cultuadas em todo território Brasileiro.
A caminhada, além de ser um ato legítimo de expressão de fé e devoção à entidade, é também um movimento de reivindicação e afirmação de nosso direito de existir e professar a nossa fé, a nossa cultura, perante um cenário social onde a cada dia a intolerância religiosa e o racismo religioso violentam os nossos terreiros e adeptos, num Estado que é laico!
Seu Zé, como é conhecido pelos adeptos das religiões de matriz africana, é uma espírito ancestral ligado ao samba, à capoeira, à boemia, à proteção das mulheres e marginalizados da sociedade, e nos terreiros volta-se à cura do corpo e do espírito! Seu culto possui origem aqui na região nordeste, nos antigos catimbós de jurema, jurema de terreiro, e umbanda, se popularizando por várias regiões do país, principalmente no Rio de Janeiro, onde a figura do Zé Pilintra foi associada, e de certo modo, incorporada na cultura carioca.
Por ser tão popular, ele reúne diversas religiões de matriz africana, sendo cultuado nos terreiros de Candomblés, de Umbanda, de Quimbanda, de Catimbó, nos Batuques, ganhando o carisma, devoção, e inclusive, de não-adeptos.
É por isso que Seu Zé é o ponto central nesta encruzilhada que promove o encontro entre as várias manifestações da cultura popular afro-brasileira. Sendo o ponto de partida para a afirmação de nossas identidades, a valorização da nossa cultura e a livre expressão de nossa fé!
Redação PNB, com informações Ascom