As inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) encerram nesta segunda-feira (25). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.920 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Médio Integrado ao Ensino Técnico, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Subsequente (Pós-Médio). As oportunidades são para os sete campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri.
Modalidades – O edital nº 89/2024 é referente ao Processo Seletivo para os cursos técnicos nas modalidades Médio Integrado ao Técnico e Educação de Jovens e Adultos. Somente poderão concorrer às vagas destinadas ao PROEJA, candidatos com idade mínima de 18 anos completos até a data de efetivação da matrícula. Este ano, estão disponíveis 1068 vagas, distribuídas entre dez cursos: Administração (PROEJA), Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.
Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 90/2024, o IFSertãoPE oferta 852 vagas em nove opções de cursos: Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística, Edificações e Zootecnia. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições, matrículas e demais procedimentos. Os cursos disponíveis em cada campus, bem como o quantitativo de vagas, podem ser consultados detalhadamente no Anexo I dos editais.
Inscrição – A inscrição do candidato será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (https://selecao.ifsertaope.edu.br/). Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrerem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2025. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.
Cotas – É fundamental que os candidatos leiam com muita atenção o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.
Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo III dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico e da Educação de Jovens e Adultos, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.
Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram os endereços e contatos de todos os campi da Instituição. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.
Ascom