O artista plástico Ledo Ivo deverá apresentar o alvará que lhe autoriza a usar o espaço da Praça Américo Tanuri, no bairro Centenário, em Juazeiro, para expor suas esculturas. Caso não apresente o documento, ele terá que retirar as obras expostas. Agora a recomendação é do Ministério Público.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano já havia notificado o artista para que ele retirasse suas obras da praça e de outros pontos da cidade, mas o expositor não cumpria.
Nesta sexta-feira (29), segundo a RedeGN, o MPBA deu um prazo de 20 dias para que o artista se manifeste e preste informações sobre a existência de alvará para exploração de atividades no logradouro público emitido pela Semaurb. Não havendo alvará, Ledo Ivo deve remover as obras, diz a notificação assinada pelo Promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa.
Alvo de reclamações
Ledo Ivo utiliza diversos espaços públicos da cidade para colocar suas obras. Somente na Praça Américo Tanuri, entrada do bairro Centenário, são cerca de 15 esculturas espalhadas de forma desorganizada.
O PNB já recebeu várias reclamações de moradores do bairro referentes ao uso do equipamento público como espaço para depósito das obras do artista, que também é morador do bairro. São peças aleatórias, inacabadas e algumas estruturas enferrujadas.
“Além de faltarem os serviços de manutenção da praça, o espaço vem sendo tomado por peças inacabadas de um artista que mora próximo à praça, e de forma totalmente desorganizada e feia”, reclamou uma moradora.
“É revoltante como tudo pode em Juazeiro. A cidade mudou, mas pra pior. A praça pública Américo Tanuri, no bairro Centenário, virou um depósito particular de obras de um artista. Mesmo com denúncias, abaixo assinado enviado aos órgãos competentes nada acontece. Só aumenta o descarrego por parte do artista que se acha dono do espaço. Nós, moradores, não temos direitos a nada, só aguentar o descaso da falta de ação da prefeitura. É revoltante! A requalificação da praça que é bom não acontece. Estou revoltadíssima, porque sou moradora daqui desde quando o bairro foi entregue e a gente tá num abandono total”, relatou.
“Venho fazer uma denuncia sobre o descaso e abandono em que se encontra a Praça Américo Tanuri, conhecida como Praça do Centenário. Desde o ano passado, um artista da cidade está colocando suas artes espalhadas por esta praça, são 16 no total. Até aí, se fosse de forma organizada e não aleatória, seria até interessante, mas, o mesmo constrói suas artes na praça, espalha elas por todo o espaço e, como se não bastasse, ainda deixa algumas obras inacabadas. Existem uma de flores que virou um depósito de água parada, quando chove os moradores estão tirando a água para que não vire também caso de saúde pública, como um lugar de foco do mosquito da dengue”, relatou outro.
Redação PNB, com informações RedeGN.
Já passou da hora de tirar essa esculturas da praça . A praça tá parecendo um cemiterio
Tá muito feio essa praça com essas estatuas . Tem que tirar mesmo
Bom dia, essa é a nossa sociedade e poder público que perde seu tempo fazendo observações em coisas que não esta trazendo transtorno para ninguém, até mesmo porque a praça esta largada cheia buracos e matos ninguém questiona isso, as estátuas é que trás a beleza para praça
Até hoje eu me pergunto quem autorizou esse cidadão a colocar aquela sereia na pedra dentro do rio aquela pedra era um registro da infância e juventude de muitos petrolinense que nadavam até ela e diga-se de passagem muitíssimas vezes mais bonita que a tal “escultura”
O Ministério Público de Juazeiro….” Sabe de nada inocente “””
A Jumentinha branca, a Ama de Leite e a a Misericórdia estão em espaço público .
Duas dessas 3 obras foram postas no local pela Prefeitura de Juazeiro. ( A Misericórdia em 2000 e a Jumentinha branca em 2019 )
A prefeitura de Juazeiro não pagou Nada e sempre faz surda orelha às minhas solicitações .
Confiscadas ???