Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, promoveu a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que aconteceu na Igreja Cristã Evangélica. O evento, que teve como tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, foi marcado por discussões qualificadas e pela formulação de propostas concretas para o enfrentamento dos desafios ambientais.
A abertura contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, que destacou a importância da conferência para o município: “Este evento é um marco no fortalecimento da nossa política ambiental. O engajamento da comunidade, somado ao conhecimento técnico dos especialistas, nos ajuda a construir soluções viáveis para os desafios climáticos que enfrentamos. Saímos daqui com propostas robustas e com a certeza de que estamos dando passos significativos para construir um futuro mais sustentável para Sento Sé”.
Entre os palestrantes, a Professora Clécia Pacheco ministrou a Palestra Magna, trazendo reflexões essenciais sobre transformação ecológica, abordando tópicos como os gargalos do Antropoceno e a emergência climática; as consequências das oscilações climáticas para o Semiárido e para o ecossistema caatinga; quais os grandes desafios para agir localmente e contribuir globalmente na mitigação dos impactos do Antropoceno; entre outros.
“A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente foi uma iniciativa louvável, pois trouxe a oportunidade de formulação de debates, momentos de escuta da sociedade civil e a construção coletiva de documentos que pautarão compromissos para uma Agenda Local. Ver a sociedade sentoseense atenta à emergência climática e à necessidade de uma transformação ecológica e socioambiental é motivo de muito orgulho para nós pesquisadores e ativistas ambientais”, avaliou Clecia Pacheco
Outro ponto alto do evento foi uma roda de conversa sobre gestão ambiental municipal, conduzida por Dr. André Krull que abordou estratégias para tornar a administração pública mais sustentável e eficiente.
No período da tarde, os participantes aprofundaram as discussões em eixos temáticos, com contribuições valiosas de especialistas como: Hudson Duarte Moreira Junior que falou sobre mitigação de impactos climáticos; o Major BM Meunas Dam Ferreira dos Santos que abordou a adaptação e preparação para desastres; Thales Lima Ramalho discutiu justiça climática; Mariluze Amaral trouxe insights sobre transformação ecológica e Ângela Rodrigues e Geraldo Cabral destacaram governança e educação ambiental.
Eleição de Delegados – Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Sento Sé na etapa estadual em Salvador. Tereza Rodrigues da Silva representará o poder público, José Carlos a sociedade privada, e Francisca Palha e Glaucio George a sociedade civil.
Os debates e propostas elaborados durante o evento serão encaminhados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para acontecer em Salvador nos dias 11 e 12 de março de 2025, garantindo que as prioridades de Sento Sé sejam consideradas no planejamento ambiental em nível estadual.
Etapa Territorial – Em dezembro, os delegados eleitos também participam da etapa regional, marcada para o dia 3 de dezembro, reunindo representantes de nove municípios, que acontece em Juazeiro e será realizada pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF).
Ascom/PMSSE