Nós últimos dias para o final da gestão da prefeita Suzana Ramos (PSDB), o número de reclamações sobre problemas com a rede de saneamento do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, continua sendo constante. O Portal Preto no Branco tem recebido diariamente denúncias de moradores de diversos bairros.
Além de esgotos estourados, a população também enfrenta transtornos causados pela ineficiência do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).
“Aqui no bairro João Paulo II, a situação está complicada. O esgoto está estourado, e o SAAE precisa resolver isso. Ontem eles estavam aqui perto, no Brisa da Serra, desentupindo a rede de esgoto de lá, mas não vieram aqui. A situação está feia. O trajeto aqui está complicado demais; as motos passam por cima, e os carros também, o que é um perigo. Cadê o SAAE? Cadê a prefeita, que se diz mãe de Juazeiro? A gestão de Suzana Ramos está complicada, viu. Juazeiro está abandonado. O esgoto está jorrando há vários dias”, declarou um morador.
462a77d8-e083-4fd1-bde3-3a0ac63e5650
Outra moradora também relatou problemas no bairro Maringá.
“Já faz dois meses que o esgoto está a céu aberto aqui na Rua 7. Já fiz várias solicitações para consertarem, mas até agora nada. Estamos enfrentando proliferação de mosquitos, um risco para a saúde, e um odor muito forte.”
No bairro Itaberaba, um morador também apontou problemas na rede de esgoto.
“Na Rua das Esmeraldas, fizeram uma pavimentação que acabou entupindo o esgoto, e agora a rua está alagada. Já faz uns dois meses que estamos nessa situação. Tentei entrar em contato com a prefeitura, mas até agora não tivemos resposta.”
Encaminhamos as reclamações ao SAAE. Em nota o serviço de Água e Saneamento Ambiental informou que “já incluiu a demanda na programação e que vai encaminhar uma equipe o mais rápido possível para verificar a demanda e tomar as providências necessárias”.
Redação PNB