“Em plena segunda feira o posto de saúde está sem médico, sem dentista e a enfermeira de folga, ou seja, a comunidade está abandonada,” esse foi o relato de uma usuária da UBS do do Parque Residencial, em Juazeiro.
Em contato com o PNB, ela desabafou sobre a falta de profissionais na unidade, situação que se agravou após o resultado das eleições municiais, quando gestora realizou exonerações na Secretaria de Saúde.
“Depois da derrota da prefeita, a situação ficou ainda mais complicada. Outro ponto que a gente não entende é que esse povo que trabalha durante a semana, folga sábado e domingo e quando é no meio da semana tem folga. A gente não entende”, questionou a usuária.
Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou “que todos os profisisonais de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde por lei, tem direito a um dia na semana para o autogerenciamento, quando o profissional busca aperfeiçoamento dentro de suas funções. A secretaria esclarece que a médica da unidade foi transferida e outra está prevista para iniciar os atendimentos no próximo dia 11. Já o atendimento odontológico, a o profissional está dando suporte em outra unidade, enquanto é feita a manutenção da cadeira odontológica do Parque Residencial”.
Redação PNB