Em contato com o PNB, uma fonte revelou que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Juazeiro, Norte da Bahia, deixará de atender no atual endereço, devido ao encerramento do contrato de aluguel do imóvel. De acordo com a informação, até o momento a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade não renovou o contrato e nem providenciou outro espaço para funcionamento do serviço.
“O Centro POP de Juazeiro estará fechando as portas por falta de organização da atual gestão municipal. O governo teve 6 meses para providenciar outra casa para o funcionamento do equipamento e não fez. Vem verba federal para isso e mesmo assim deixaram isso acontecer. Agora os serviços serão transferidos para o CREAS, que já tem as suas demandas. Isso é um descaso com as pessoas que estão em situação de rua e com os funcionários”, criticou uma fonte do PNB.
Ainda conforme a reclamação, os usuários não foram avisados antecipadamente sobre a mudança de endereço.
“A prefeitura está mentindo, dizendo que a transferência dos serviços será para a realização de uma reforma, o que não é verdade. Se tivesse um contrato vigente, o proprietário não iria pedir para o serviço parar só para fazer uma reforma no prédio. Além disso, ainda não avisaram aos usuários para onde vai o serviço. O centro Pop é essencial para estes usuários que dependem da alimentação fornecida e o serviço precisa ser ofertado em um local de fácil acesso. Uma irresponsabilidade sem tamanho”, acrescentou.
Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade. Em resposta, a Sedes informou que “o prédio onde funciona, atualmente, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) entrará em reforma. Para manter o atendimento à população, até que o município encontre outro espaço para abrigar o Centro POP, o serviço compartilhará as dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Coreia, sem prejuízo para a população assistida”.
No entanto, a SEDES não respondeu alguns questionamentos necessários para esclarecer a denúncia.
Perguntamos: O contrato com o proprietário do imóvel venceu? A reforma citada é para continuidade do serviço no mesmo endereço? A partir de que dia o serviço vai funcionar no Creas? Serão ofertados os mesmos serviços? Alimentação será servida aos usuários no Creas? Os usuários foram avisados sobre o novo endereço?”
Sobre as questões acima, a Assessoria de Comunicação da SEDES disse apenas que estava “aguardando a resposta do setor de contratos”.
Centro Pop
O Centro POP é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal. O serviço, que atende pessoas em situação de rua, disponibiliza diversos serviços, como saúde, alimentação e higiene. Além disso, presta apoio na regularização ou emissão de documentos pessoais e resgate de direitos violados.
Redação PNB