Segundo denúncias enviadas ao Portal Preto no Branco, policiais militares da Bahia invadiram uma residência, danificando bens pessoais de uma moradora do Residencial Brisa da Serra, em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Familiares da dona da casa que teria sido vítima da ação entraram em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a situação.
“Alguns policiais militares estão invadindo casas sem mandado, quebrando porta e outros pertences de moradores. Essa situação virou rotina no Residencial Brisa da Serra. Na semana passada, duas guarnições da 74 CIPM chegaram à residência da nossa familiar, uma jovem de apenas 20 anos, que reside sozinha, e mesmo sem a presença da mesma na residência, os policiais adentraram no imóvel após arrombar a porta da entrada. Em seguida, reviraram todo o local e depois foram embora sem dar nenhuma explicação ou deixar algum documento oficial que ‘tentasse’ justificar a atitude dos mesmos. A jovem é trabalhadora e estava no trabalho no momento da ação”, contam.
Os familiares da jovem afirmaram ainda que já denunciaram o caso na Corregedoria da Polícia Militar da Bahia e cobram uma reparação pelo ocorrido.
“Esse tipo de abuso de poder tem que acabar. Não é papel da Polícia Militar invadir as casas dos cidadãos sem mandado. A moradia da gente é inviolável. Infelizmente, há alguns polícias novatos, sem experiência nenhuma, que querem mostrar serviço e terminam cometendo esses abusos com o cidadão. Esse caso nos revoltou muito, pois na nossa família também tem policiais e nós acreditamos na instituição. Já entramos com ação na corregedoria, pois isso tem que acabar para que outras famílias não passem por isso. Já fomos informados de que o caso será apurado e, diante da atitude totalmente irresponsável e ilegal, pedimos que as providências necessárias sejam tomadas e que haja reparação ao dano causado no local”, acrescentam.
Procurada pelo Portal Preto No Branco, a Polícia Militar da Bahia se pronunciou sobre a denúncia.
“A Polícia Militar da Bahia, através da 74ª Companhia de Polícia Militar, tomou conhecimento, nesta data, de uma denúncia envolvendo policiais militares desta unidade. Segundo as alegações, os policiais teriam invadido uma residência sem mandado judicial, resultando em danos materiais e transtornos para os moradores do Residencial Brisa da Serra, em Juazeiro.
Tais ações não estão em consonância com os princípios e diretrizes da PMBA. Não havendo, pois, qualquer orientação da instituição para a realização de práticas irregulares.
Dessa forma, assim que tomou conhecimento dos fatos, o comandante da 74ª CIPM determinou a imediata apuração da denúncia, por meio de sindicância interna, reafirmando o compromisso da instituição com a legalidade e o respeito aos direitos dos cidadãos.
Outrossim, a Polícia Militar da Bahia assegura sua dedicação em servir e proteger a comunidade, sempre pautando suas ações pela ética e pelo cumprimento da lei”.
Redação PNB