“A parceria entre a Fundação Lar Feliz e o Sebrae se consolida como um marco de impacto social e profissionalização para a comunidade da Malhada da Areia”. Assim, o coordenador do Centro de Capacitação Pedro Barreto da Fundação Lar Feliz de Juazeiro, Ramon Queiroz, se expressou ao final do último curso de capacitação realizado na quinta-feira (19) na sede da entidade.
A atividade ministrada pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, abordou o tema ‘Empreendedorismo na Prática – O que Eu Preciso Saber’, e atendeu 44 estudantes dos cursos de design de sobrancelhas, estética, costura industrial com foco em fardamentos e depilação, além de empreendedores da comunidade que buscam a formalização do seu negócio.
A parceria do Sebrae com a Fundação visa capacitar tecnicamente os alunos com o propósito de construção de perspectivas de futuro, sobretudo no processo de transformação de ideias em negócios e as diretrizes para a formalização como microempreendedores individuais.
Aluna do curso de estética, Aline Costa Santos, comentou que a oficina a ajudou a adquirir conhecimentos importantes sobre como empreender de forma dinâmica e objetiva. “Esses conhecimentos facilitam o entendimento de como elaborar um bom planejamento usando aplicativos como o Canvas”, afirma.
Participante do curso de costura industrial com foco em fardamentos, Kely Menezes afirmou que a oficina do Sebrae agregou conhecimentos, principalmente, na perspectiva da formalização como MEI. “A capacitação ainda esclareceu dúvidas em relação a como gerir o meu empreendimento de forma clara, e como fazer a gestão das finanças”.
Ramon Queiroz avalia como positivo o impacto da parceria com o Sebrae, iniciada em 2021, e enfatiza os bons resultados que reforçam a profissionalização dos alunos, e trazem uma legitimidade ao evidenciar mudanças concretas na vida de quem mais precisa. “Estamos orgulhosos em desempenhar um papel tão importante na construção de um futuro mais digno e sustentável”, celebra o coordenador.
O analista técnico do Sebrae Edlan Amaral atestou como gratificante participar dos encontros enriquecedores favorecidos pela parceria com a Fundação. “Estamos satisfeitos com a realização do trabalho desenvolvido ao longo do ano, que oportuniza aos jovens empreendedores em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de aprender uma profissão, podendo então ter o próprio negócio. Dessa forma, o Sebrae se coloca como um parceiro desse público, apoiando na formação sobre o que é o empreendedorismo na prática, perpassando desde os comportamentos empreendedores, bem como os cuidados necessários para se ter uma boa gestão financeira, garantindo um maior preparo para a concretização dos sonhos”, concluiu Amaral.
Ascom