A professora de Capoeira Tartaruga fez um desabafo sobre o tratamento que recebeu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Encontro, em Juazeiro, Norte da Bahia.
Em um vídeo enviado a nossa redação, a capoeirista, mãe de um adolescente, contou que ao levar seu filho até a unidade, nesta sexta-feira (3), para fazer uma limpeza no ouvido, foi mal atendida pela enfermeira-chefe.
Segundo a mãe, a profissional de saúde foi grosseira e hostil. Apesar do encaminhamento médico apresentado pela mãe, apontando a necessidade do procedimento, a enfermeira-chefe teria questionado: “O que é que ficam jogando esse povo pra cá? Tem tanto lugar pra jogar esse povo”.
Indignada com a situação, a mãe alertou a nova gestão para a necessidade de capacitar os servidores da saúde para prestarem um atendimento humanizado e acolhedor: “Espero que o novo prefeito Andrei corrija esse tipo de conduta nas unidades de saúde. A gente já chega doente, procurando ajuda, e nos deparamos com esse maus-tratos“, desabafou.
Procurada pelo PNB, a nova gestão da Secretaria de Saúde mostrou-se contra este tipo de atendimento e disse que a profissional já foi ouvida, advertida e sua permanência na UBS está sendo avaliada.
” A orientação é oferecer acolhimento e atendimento humanizado de qualidade em todas as unidades de saúde. Uma reunião está sendo agendada com todos os profissionais para reafirmar o adequado atendimento à comunidade,” reafirmou Helder Coutinho, Secretário de Saúde.
Confira:
Redação PNB