Candidatos apontam supostas irregularidades na classificação preliminar do Processo Seletivo da Secretaria de Educação de Juazeiro; Seduc responde

1

A prefeitura do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, divulgou nessa segunda-feira (03) a lista dos candidatos que foram preliminarmente classificados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação. Após a divulgação, o Portal Preto no Branco vem sendo procurado por diversos candidatos que apontam supostas falhas na classificação.  

“A lista de resultados preliminares publicada na noite do último dia 03 (ontem), por exemplo, está com páginas cortadas e nomes incompletos, o que dificulta a conferência dos dados. Além disso, há inscrições de candidatos que atendem a todos os requisitos, mas recebem nota 0,0, o que sugere possíveis erros ou falhas no sistema de avaliação. Esses problemas geram dúvidas sobre a lisura do processo e a necessidade urgente de melhorias em termos de organização, clareza e transparência. Sem transparência no processo, é difícil saber como as notas foram atribuídas e se todos tiveram as mesmas condições de avaliação. Com toda essa desorganização não é apenas a integridade do processo seletivo, mas também afeta a motivação dos participantes, que podem sentir que não têm chances justas. Além disso, a falta de consistência nos resultados preliminares, como a presença de candidatos com classificação irreconhecível ou desproporcional, levanta a necessidade de uma auditoria externa para garantir que o processo seja prolongado de forma imparcial. Qualquer falha ou irregularidade no processo de seleção pode gerar questionamentos legais e prejudicar a imagem da organização”, declarou um candidato.

Ele reclama ainda da falta de canais para que os candidatos possam questionar e contestar eventuais erros ou inconformidades nos resultados do certame.

“Além disso, é fundamental que a instituição se mostre aberta ao diálogo e à transparência, oferecendo canais para que os candidatos possam questionar e contestar eventuais erros ou inconformidades nos resultados, não somente com prazos estipulados para que possam entrar com recurso, pois muitos candidatos sequer tiveram seus nomes publicados na lista. Esse canal de comunicação poderia ser feito através de uma plataforma online ou por meio de atendimento direto, com um protocolo claro e eficiente para a revisão das avaliações e a correção de possíveis falhas. A falta de um processo claro de revisão e contestação pode gerar ainda mais desconfiança e contribuir para a sensação de que o processo é arbitrário ou desorganizado”, acrescenta.

Outra candidata também contesta a pontuação recebida após a inscrição no PSS.

“Gostaria de denunciar o último processo seletivo da Seduc, no qual eu zerei, mesmo tendo anos de experiência na área de Auxiliar de Serviços Gerais. Enquanto isso, tiveram pessoas que pontuaram sem ter nenhuma experiência. Isso é inaceitável e injusto. Gostaria muito de entender a lógica adotada pela gestão”, destacou.

Outro candidato afirma que mesmo tendo a inscrição confirma, seu nome não aparece mais como inscrito no certame.

“Quero fazer uma denúncia sobre este processo seletivo. Está tendo um monte de irregularidade. Fiz a inscrição e meu nome saiu na primeira lista dos inscritos. Porém, nessa última lista meu nome e minha pontuação não aparecem. Não tem nem a opção de recorrer”, informou.

Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Educação. Em resposta, Seduc esclarece que “os candidatos que discordarem do resultado preliminar podem apresentar recurso até as 23h59, desta terça-feira (04), através do endereço eletrônico: https://pss.juazeiro.ba.gov.br/”.

Processo Seletivo Simplificado

O certame, que visa atender e manter os serviços essenciais e urgentes da Seduc, ofereceu mais de 100 vagas e a formação de cadastro de reserva para funções de nível fundamental e médio (magistério/normal médio ou cursando Pedagogia ou áreas afins, a partir do 2° período), na sede e no interior do município.

Os candidatos que discordarem do resultado preliminar podem apresentar recurso nesta terça-feira (04), através do endereço eletrônico: https://pss.juazeiro.ba.gov.br/. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de fevereiro.

A seleção dos candidatos, realizada por uma Comissão Coordenadora de Recrutamento de Pessoal, avaliou o currículo de títulos e a experiência profissional dos candidatos. A contratação terá um prazo de dois anos, podendo ser renovada por igual período, ou extinta antes do prazo, na hipótese de substituição por servidor efetivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Fiz a inscrição e meu nome saiu com a nota de 1,0
    Sendo que estou cursando Pedagogia no 4° período, sou uma aluna Excelente e tenho uma boa nota Enquanto isso, tiveram pessoas que pontuaram sem ter nenhuma experiência
    Gostaria muito de entender a lógica adotada pela gestão

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome