Estudantes da Univasf realizam manifestação no Campus de Juazeiro para cobrar permanência estudantil digna

0

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais e o Diretório Acadêmico de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco realizaram uma manifestação no Campus Juazeiro nesta segunda-feira (17). Em contato com o Portal Preto no Branco, eles relataram que reivindicam uma permanência estudantil digna.

“O auxílio permanência da UNIVASF segue sem cair. São 12 meses de recebimento do auxílio, de acordo com o item 12.4 edital, com a previsão de pagamento sendo no 15° dia do mês subsequente de acordo com o item 12.1 do mesmo edital, isso significa que até o dia 15 de fevereiro, deveriam ter caído as bolsas de janeiro. E assim por diante. Além disso, os processos seletivos unificados demoram pelo menos 6 meses para ter resultado. É uma espera longa, que nos causa ansiedade, e o fato de terminar em fevereiro implica sempre em passar janeiro e fevereiro sem receber, o que para muitos é inviável. A situação demonstra a necessidade de uma quantidade maior de pessoas na equipe técnica responsável por essas questões administrativas”, declaram.

Eles acusam ainda que já ocorreram casos de crimes de racismo e homofobia contra discentes dentro da instituição de ensino.

“É importante demarcar também que durante o processo seletivo de 2022, muitos discentes relataram casos de racismo, homofobia e diversos outros tipos de constrangimento, demonstrando a necessidade de ações de combate a opressões dentro da própria instância, que lida diretamente com o corpo estudantil vulnerabilizado da universidade”, acrescentam.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome