Moradores da comunidade de Calderãozinho, distrito de Maniçoba, zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, entraram em contato com a redação do PNB para denunciar que estão há mais de 50 dias sem abastecimento de água. Segundo relatos, uma equipe do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) esteve no local, mas até o momento, nenhuma solução efetiva foi apresentada.
“Estamos enfrentando uma grave crise hídrica em nossa comunidade. Na última quarta-feira, a secretária do SAAE passou por aqui e garantiu que, a partir daquele dia, não faltaria mais água. No entanto, até o momento, não recebemos a água prometida. Já estamos há 50 dias nessa situação insustentável. E como se não bastasse, continuamos recebendo as contas de água normalmente, um verdadeiro absurdo”, desabafou um morador.
Segundo um morador, a situação afeta não apenas o dia a dia das famílias, mas também a produção agrícola e a criação de animais, atividades essenciais para a comunidade.
“A situação está afetando não apenas a nossa qualidade de vida, mas também a saúde e o bem-estar dos animais e plantas da região. Recentemente, o engenheiro do SAAE visitou nossa comunidade e de forma irônica, afirmou que água tratada não é para molhar plantas. Gostaríamos de saber se ele pode nos oferecer outras opções para manter nossas plantas vivas. Como podemos viver em uma área rural sem plantar? É fundamental que encontremos uma solução para essa situação. Pedimos urgentemente ao senhor prefeito Andrei que tome providências junto ao SAAE para resolver essa questão. É necessário que a água seja fornecida regularmente para nossa comunidade”, disse um morador.
Encaminhamos a reclamação para o SAAE. Em resposta a direção do órgão informou que “está embutida em resolver o problema da comunidade Caldeirãozinho, inclusive um carro pipa de 16 mil litros de água tratada está nessa terça feira (8) abastecendo os moradores. Vale reforçar que a água fornecida pelo SAAE é exclusiva para o consumo humano e não para irrigação de plantas como alguns moradores estão fazendo. O sistema de abastecimento foi dimensionado para atender as residências com água potável, mas diante do uso indevido para aguar plantas acaba faltando para quem está na ponta de rede. SAAE está buscando alternativas para melhorar o abastecimento naquela e em outras comunidades do interior do município”.
Redação PNB
Isso é um absurdo ninguém resolve nada ainda vem o SAAE mentir que o abastecimento foi dimensionado para atender as residências com água potável. Ninguém usa água para aguar plantas como o SAAE está dizendo isso é só desculpa deles.