“Por que tanta demora?”: moradores de Juazeiro voltam a cobrar reposição de tampas de bueiros na cidade; SAAE afirma que está aguardando os equipamentos

0

 

Buracos abertos, galhos, pedras e bandeiras improvisadas, essa é a realidade de quem circula pelas ruas de Juazeiro, no norte da Bahia. Para evitar acidentes, os moradores sinalizam os buracos como podem. Segundo relatos enviados ao Portal Preto no Branco, a falta de tampas em bueiros tem gerado preocupação e revolta entre os populares, que  cobram providências do poder público.

“Tem três meses que essa nova gestão assumiu, e a demanda pelas tampas já existia. Muitas solicitações foram protocoladas no SAAE desde então, mas até agora nada foi feito”, reclamou um cidadão.

“Já fizemos o pedido de uma tampa de bueiro ao SAAE, mas até o momento nada foi resolvido. Esse bueiro representa um risco para condutores de veículos, ciclistas e pedestres. É uma questão urgente. Por que tanta demora?”, questionou um morador do bairro Antônio Guilhermino.

Além da demora nas respostas, uma moradora relata que, muitas vezes, as próprias tampas são removidas pela população na tentativa de resolver o problema de obstrução por conta própria.

“Quando a prefeitura diz que as tampas estão sendo roubadas, muitas delas, na verdade, são retiradas pelos próprios moradores para tentar desobstruir os bueiros. Eles pedem ajuda ao órgão, mas não recebem retorno. Isso já acontece desde a gestão passada. Sem alternativa, as pessoas removem as tampas, tentam resolver sozinhas ou contratam serviços particulares. E aí as tampas acabam se perdendo. Um problema acaba gerando outro. Se os chamados fossem atendidos, talvez as tampas estivessem nos lugares devidos”, relatou a moradora.

Questionado sobre a ausência de PVs nos bueiros, o assessor de imprensa do SAAE, Antônio Pedro, informou, por meio de áudio enviado à redação, que “existe todo um processo de licitação, e esse é um equipamento de difícil aquisição, porque aqui na região não tem. Mas o SAAE já fez o processo licitatório e está aguardando a chegada do material para repor todas essas tampas que foram roubadas. Mais de 60 tampas de ferro fundido já foram levadas. Já registramos Boletim de Ocorrência na polícia e estamos aguardando o resultado da investigação para que as medidas sejam adotadas. Mas é certo que o SAAE está trabalhando, sim, diariamente, para resolver todos esses problemas herdados de gestões passadas. Pedimos que as pessoas tenham um pouco mais de paciência, porque o serviço está sendo realizado e, em breve, estaremos em uma situação mais confortável em relação a todos esses problemas.”

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome