Moradores do distrito do Salitre, em Juazeiro, reclamam de transtornos causados por obra da adutora: “já aconteceram dois acidentes”

0

Um grupo de moradores do distrito do Salitre, localizado na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar dos transtornos causados pela obra da adutora. Segundo os relatos, as máquinas estão há quase um mês atuando na escavação do solo, mas sem dar continuidade à instalação da tubulação, o que tem deixado estradas intransitáveis e provocado acidentes.

“Estão fazendo a adutora aqui no Salitre que vai levar água para as casas e beneficiar as pessoas. Porém, as máquinas estão há quase um mês só escavando, sem enterrar e sem colocar tubulação, causando transtornos nas estradas. Tem bastante pó nas estradas e já aconteceram dois acidentes. Além disso, alguns produtores estão perdendo suas plantações por conta da poeira”, relatou um morador.

O grupo reivindica ações para minimizar os transtornos provocados pela obra.

“Ontem fizemos uma manifestação e paralisamos as máquinas. Não teve outro jeito. Prometeram mandar um carro-pipa para reduzir a poeira, mas até agora nada. Enquanto isso, a gente continua respirando pó o dia todo. Enquanto isso, os moradores estão tendo que pegar a água do consumo para diminuir o pó que está na estrada”, reclama outro morador.

Ainda conforme os relatos, além da poeira, as crateras abertas pelas máquinas têm dificultado a passagem até mesmo de veículos altos.

“Queremos que mandem também uma máquina para planear a estrada. Do jeito que está, outros acidentes ainda vão acontecer. Estamos cansados de promessas”, desabafou outro morador.

Estamos encaminhando as reclamações para os órgãos competentes em busca de esclarecimentos

Adutora

A Adutora vai beneficiar diretamente cerca de 6.200 pessoas em 18 comunidades do interior de Juazeiro, levando água potável do Junco até Curral Velho Entre os povoados atendidos estão Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho (Campo Formoso).

A água bruta será captada no Perímetro Irrigado Salitre e percorrerá uma rede de aproximadamente 10 quilômetros até uma Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na comunidade de Bebedouro Grande. Após o tratamento, a água seguirá por uma adutora e uma rede de distribuição com extensão projetada de 139 quilômetros, passando por uma Estação Elevatória de Água Tratada principal (EEAT), quatro estações elevatórias intermediárias (Boosters) e 17 reservatórios.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome