A rotina de quem depende do transporte público da Joafra Transportes, em Juazeiro, no Norte da Bahia, tem sido marcada por frustração, atrasos e indignação. Usuários das linhas que atendem a sede, distritos e rotas intermunicipais, como Sobradinho, relatam de forma recorrente ao Portal Preto no Branco a dificuldade de acesso a um serviço de qualidade. Entre as principais queixas estão a ausência de horários fixos, superlotação, veículos em más condições e até panes mecânicas durante o trajeto.
Grécia Maria, usuária da linha intermunicipal Juazeiro/Sobradinho, relata que a empresa tem descumprido os horários divulgados.
“Os horários estabelecidos dos ônibus não estão sendo cumpridos. Muitos usuários estão sendo prejudicados, pois, com a ausência de veículos nos horários previstos na tabela, somos obrigados a esperar o próximo, que costuma ser duas horas depois. Diversas vezes, o ônibus que deveria sair às 20h10 é suspenso sem nenhuma explicação da empresa. Somos pegos de surpresa e temos que aguardar o ônibus das 22h10. Isso é revoltante! Cerca de 90% dos usuários que retornam nesse horário são trabalhadores que saem de casa às 5h25 da manhã. Por conta da irresponsabilidade da empresa, que não está cumprindo a grade de horários, essas pessoas estão chegando a Sobradinho depois das 23h30. Isso é inadmissível.”, disse ela.
Grécia acrescenta que as dificuldades também se repetem nos trajetos saindo de Sobradinho.
“Os horários de saída de Sobradinho passam pelo mesmo tipo de problema. O ônibus das 17h, por exemplo, tem apresentado atrasos recorrentes de mais de uma hora. Nós, trabalhadores e estudantes, estamos sendo prejudicados. Além do atraso, ainda temos que fazer o trajeto em ônibus lotado.”, concluiu a usuária.
Na linha interestadual entre Juazeiro e Petrolina, a situação não é diferente. Um usuário que utiliza o trajeto diariamente relata os mesmos problemas.
“Todos os dias é a mesma coisa: ônibus lotado, atraso e nenhum posicionamento da empresa. Essa linha deveria ser rápida e segura, mas virou um transtorno diário. Perdemos compromissos, chegamos atrasados à faculdade, e ainda viajamos espremidos, como sardinhas”, reclamou ele.
Os problemas também atingem o transporte que atende o distrito. Uma usuária da linha de Carnaíba do Sertão relatou um episódio recente.
“Na última segunda-feira, o ônibus quebrou no meio do trajeto e todos os passageiros que ainda estavam a bordo tiveram que descer e seguir a pé para suas casas. A quebra do ônibus não é um caso isolado — isso acontece com frequência nessa linha. Somos constantemente prejudicados, reivindicamos nossos direitos, mas nunca somos atendidos. Nada muda nessa cidade. Não há punição nenhuma pra Joafra que castiga tanto os usuário”, reivindicou a usuária.
Passageiro da linha urbana de Juazeiro também denuncia a precarização e fiscalização dos transportes.
“Uso diversas linhas urbanas para me deslocar pela cidade de Juazeiro, e a falta de limpeza dos ônibus, além da má conservação dos veículos, é algo perceptível. O que essa empresa faz com os usuários é um desrespeito — nos trata como se fôssemos invisíveis e nunca se pronuncia sobre as más condições em que opera na cidade. E a prefeitura? Cadê a fiscalização sobre esse desserviço? Nunca se posicionam”, disse o usuário.
Encaminhamos as reclamações para a Joafra transportes e para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes.
Redação PNB
Ate quando a Joafra continuara com esse absurdo, ninguem toma providencias. Por que ainda nao foi feita uma nova concorrencia.
Quem sempre deu a dá as cartas no transporte público de Juazeiro é a joafra.A prefeitura é subalterna a essa sucataria que nem o sucatão Amorim quer.
Concordo, uma tremenda falta de respeito para nós usuários, já tive que esperar de 16:20h até 18:15h em Petrolina para pegar um ônibus para vim para Juazeiro.
Sem contar que os ônibus estão em péssimas condições, e no meu bairro só tem 1 ônibus que quebra quase todos os dias.
Em petrolina eles tambem era quem fazia as linhas simplismente rancaram esses onibus quebrados sem conforto nenhum e substituiram a empresa so que aqui em juazeiro quem conduz a situacao deve ta comendo um por fora porque nao tem condicoes cego sei que nao sao
.4.60 a passagem pra que pra entrar em um buzso e nao saber se ele guenta chegar no destino.
Ontem o ônibus que saiu de Carnaiba às 06:45 não tinha de banco do motorista, estava improvisado uma cadeira de na balanço, o parabrisa quebrado e várias garrafas de água porque estava baixando a agua do radiador.
Isso é uma pouca vergonha.
Juazeiro-Bahia parece uma cidade que vive de favores, por quantos anos joalina,joafra vive massacrando a população que depende de transporte urbano,nem prefeito nem vereadores tem a coragem como petrolina teve de tirar essas empresas que não atende ,a população e colocar uma que presta um bom serviço ao povo!