Pais e responsáveis por alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Bom Jesus, localizada no NH1, no Projeto Curaçá, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da merenda escolar oferecida às crianças. Segundo os relatos, o cardápio do almoço tem sido repetitivo e limitado desde o início do ano letivo.
“Todos os dias, a mistura no almoço dos alunos é carne moída e ovo. Isso está acontecendo desde o início do ano. Acredito que isso não está certo, pois a empresa Soluções recebe para comprar alimentos variados e seguir um cardápio”, relatou uma das mães, que pediu anonimato.
Os responsáveis pelos alunos questionam ainda o uso adequado dos recursos públicos por parte da empresa terceirizada, a Soluções, responsável pela merenda escolar na rede municipal de ensino.
“O que estão fazendo com a verba? Se não tem como manter uma alimentação de qualidade, para quê manter a escola em tempo integral?”, questionou outra mãe.
O grupo cobra ainda fiscalização da gestão escolar e da administração municipal.
“O diretor precisa tomar alguma providência e a Secretaria de Educação precisa fiscalizar o uso das verbas, para que esse tipo de situação não aconteça.”
O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Educação de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a SEDUC informou que “a alimentação escolar do Município segue um cardápio elaborado por nutricionistas, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), prezando sempre pela variedade e qualidade nutricional das refeições oferecidas. As proteínas fornecidas, regularmente, para o preparo do almoço nas escolas incluem frango, carne moída, carne guisada e ovos, conforme o planejamento nutricional. A Seduc já entrou em contato com a gestão da escola e com a empresa responsável pela prestação do serviço de alimentação escolar, a fim de apurar a denúncia sobre a repetição excessiva de itens alimentícios na referida unidade escolar. A Seduc reforça o compromisso com a transparência e com o bom uso dos recursos públicos e informa que providências já estão sendo tomadas para investigar e corrigir qualquer possível irregularidade. Agradecemos o alerta da comunidade e colocamo-nos à disposição para ouvir e apurar todas as demandas que envolvam a melhoria da educação e do bem-estar dos nossos alunos”.
Merenda Escolar
A merenda escolar é regulamentada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece critérios nutricionais e exige variedade nos alimentos oferecidos. A população pode denunciar irregularidades ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) ou ao Ministério Público.
Redação PNB