Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco voltaram a procurar o PNB para reclamar do atendimento do Restaurante Universitário. Desde que a nova empresa assumiu a prestação do serviço que eles apontam alguns problemas, como demora para servir os alunos e das filas que se formam na hora das refeições. Eles cobraram a soluções à reitoria da instituição.
Confira:
“Após mais de um mês sem o funcionamento do Restaurante Universitário, enfrentamos agora uma série de problemas que evidenciam o desrespeito com a comunidade acadêmica. O que é inadmissível, principalmente considerando o alto valor das refeições que está sendo pagas atualmente. O RU, que já possui um valor elevado, retomou as atividades sem o sistema de cadastro para o acesso do restaurante, sendo temporariamente acessado de forma manualmente, o que tem gerado enormes filas, pois apenas um funcionário está responsável por receber os pagamentos e realizar as assinaturas dos estudantes.
Além da demora para entrar no restaurante, os problemas se estendem ao ambiente interno: há falhas frequentes na reposição dos alimentos, pratos sujos e, hoje (14/04), um atraso significativo na abertura do local no campus Centro. Embora o funcionamento estivesse previsto para 11h45 (em vez das 11h habituais), o restaurante só foi aberto ao meio-dia. Esse atraso agravou ainda mais a fila, que já costuma ser longa devido à ausência de um sistema eficaz.
Para piorar, o suco que compõe a refeição – e que é pago por nós estudantes – não foi disponibilizado. Um aviso indicava que seria servido às 12h30, mas mesmo meia hora depois do horário estipulado, ele ainda não havia sido colocado.
A entrada manual no restaurante, a princípio, seria uma medida temporária, restrita aos dois primeiros dias após o retorno das atividades. Posteriormente, seria implantado o uso de catracas com cadastro no sistema para facilitar o acesso. No entanto, uma semana já se passou e não houve nenhuma melhoria no funcionamento. Faltam transparência, respeito e organização por parte da administração, especialmente da Pró-Reitoria de Ensino, que é responsável tanto por restabelecer nosso cadastro no sistema do restaurante quanto pela contratação da empresa que presta o serviço.
É importante lembrar que a maioria dos discentes que utiliza o RU são estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que passam o dia todo na universidade e enfrentam diversas dificuldades para se manter no ensino superior. Mesmo diante de tantos desafios já enfrentados no início deste semestre, a situação do RU continua sendo mais um obstáculo. Isso demonstra um profundo descaso com o bem-estar da comunidade acadêmica e precisa ser urgentemente revisto”.
Reclamação anterior
No último dia 9 de abril, os estudantes reclamaram dos mesmos problemas e cobraram também a devolução dos créditos aos estudantes pela antiga empresa que atuava no RU.
“Hoje ficamos pelo menos 1 hora em pé esperando um almoço ser servido no Restaurante Universitário, e foi extremamente desrespeitosa essa espera com todos os discentes. Atualmente uma nova empresa foi contratada para realizar os serviços de gestão da alimentação nos Restaurantes Universitários da Univasf. Hoje, segundo dia de funcionamento, ao que parece, não mudou nada e estão trabalhando do mesmo modo da antiga empresa, que nos fazia esperar horas por um prato de comida. Isso sem contar a questão dos créditos que a antiga empresa não devolveu aos alunos. Enfim, é um descaso o que está acontecendo dentro dessa Universidade, que deveria se esforçar ao máximo para dar o mínimo de suporte aos seus alunos”, reclamou o estudante.
“Deveria ter mais agilidade para servir, pois nós temos atividades e não podemos perder tanto tempo na fila do RU. A empresa precisa urgente melhorar o serviço”, sugeriu uma aluna.
Estamos encaminhando a reclamação para a instituição.
Redação PNB