“Os vereadores de Juazeiro precisam chamar a Coelba para enquadrar essa empresa, que vem deixando muito a desejar no atendimento ao povo da zona rural. Não tem um vereador para nos defender? Eles não acompanham as denúncias das comunidades? E, se acompanham, ficam de braços cruzados? A empresa faz o que bem quer e segue impune”?.
Estes foram os questionamentos de um morador da região do Salitre, em Juazeiro, indignado com a falta de atendimento da Coelba, após dias sem energia elétrica.
Desde a última sexta-feira (11), comunidades do interior do município têm procurado o PNB para criticar a empresa pela demora de restabelecer o serviço.
Nesta terça-feira (15), uma moradora de Itamotinga relatou os transtornos sofridos pelos moradores que estão há 5 dias sem energia.
“Moro na fazenda Santana, em Itamotinga e venho aqui falar da falta de atenção e compromisso da Coelba com os moradores da Fazenda Caixão que hoje estão com 5 dias sem energia elétrica. Os moradores estão perdendo alimentos como carne ,verduras e etc. Têm pessoas que fazem uso de remédios que precisam ser mantidos em geladeira e por falta de energia estão prejudicados. Aqui tem produtores que estão com medo de perder suas plantas por não ter como molhar a roça. Essa falta de energia é constante e a Coelba não resolve. Desde sexta passada que estamos sem energia e nenhuma equipe chegou na comunidade. A gente abre o chamado e a resposta é que a solicitação foi registrada, mas não aparece nenhuma equipe para resolver o problema”, relatou Cíntia Félix.
Reclamações
“Estamos sem energia desde sexta-feira 11/04, à noite. E até a tarde desta segunda, 14/04 continuamos na mesma situação. Já perdemos a conta de quantas ligações e solicitações via WhatsApp foram feitas para a Coelba, que em todas as vezes nos passam horários e informações diferentes. Já estamos desesperados, com crianças pequenas sem conseguir dormir a noite, prejuízos com alimentos que necessitavam de refrigeração, sem falar em nós, consumidores que pagamos nossas contas caras de energia para passar por um descaso desses”, reclamou uma moradora do povoado Santa Helena, Fazenda Alto das queimadas.
Outra reclamação veio de uma consumidora do Vale do Salitre.
“Sou uma moradora do povoado Alto de Pedra e já tem 4 dias que estamos sem energia. A Coelba não toma nenhuma providência. Os consumidores da zona rural também pagam pelo serviço”, lembrou a moradora.
Moradores das comunidades de Alfavaca, Angico, Mulungú e Baraúna, no distrito do Junco, Salitre, em Juazeiro, em contato com o PNB, no domingo (13), também relataram falta de energia. A interrupção do serviço ocorreu na sexta (11).
“O melhor é que não choveu no momento em que a energia foi embora, e nas regiões afetadas não tiveram chuvas que impedissem a chegada das equipes da Coelba. Além disso, é um descaso completo do grupo Neoenergia, visto que todas as vezes em que há falta de energia eles demoram muito para solucionar o problema na zona rural. Queremos respostas da Coelba, pois as pessoas e comerciantes da região sofrem com as consequências”, exigiu um representante das comunidades.
“Desde sexta-feira à noite que nós, moradores de Alfavaca-Salitre, estamos sem energia na comunidade, e nada da Coelba tomar uma providência. Com isso, idosos e crianças estão sofrendo com o calor e as muriçocas. Os moradores que tem comércio no local correndo o risco de perder suas mercadorias e nada foi resolvido até hoje. Sempre que falta energia, é essa mesma situação”, reforçou outro morador.
Resposta da Coelba
A Coelba, procurada pelo PNB, atribuiu a interrupção no serviço as chuvas “acima da média que atingiram Juazeiro no último final de semana, com registros de até 44 milímetros em menos de uma hora” e afirmou que “a alta incidência de raios provocaram prejuízos a diversos serviços prestados no município, incluindo a distribuição de energia elétrica”.
A empresa afirmou que “postes, cabos e equipamentos que compõem o sistema elétrico foram severamente danificados em localidades da cidade, especialmente em áreas com vegetações densas que registraram a queda de árvores sobre a fiação”.
Segundo a companhia “desde o início da adversidade climática, a Neoenergia Coelba dedicou todos os esforços possíveis para atuar com agilidade nas ocorrências. A quantidade de técnicos e eletricistas em campo foi triplicada e o continente de profissionais que ficam no Centro de Operações Integradas foi reforçado para monitorar o sistema em tempo real”.
A empresa disse ainda que “a distribuidora normalizou a maior parte dos clientes afetados. Rua alagadas e vias obstruídas dificultam a atuação em alguns locais e garantiu que “irá manter a quantidade de equipes reforçada em campo até que o fornecimento para todos os clientes seja restabelecido e se mantém à disposição”.
Redação PNB