
O governo Lula anuncia, nesta terça-feira (22), o Minha Casa, Minha Vida para a população em situação de rua. Segundo o texto, 38 municípios com mais de mil pessoas nesta condição deverão reservar 3% das unidades habitacionais para esse público. A expectativa é que cerca de mil unidades habitacionais sejam destinadas no primeiro ciclo de implementação.
Dentre os municípios envolvidos estão Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Maceió (AL), Manaus (AM), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São José do Rio Preto(SP). Haverá atualização da lista de cidades contempladas a cada dois anos.
As famílias com crianças e adolescentes; mulheres; pessoas grávidas; pessoas trans; idosos; e pessoas com deficiência serão priorizadas. O governo vai financiar 100% da habitação.
“Para essa população, especialmente, não haverá pagamento da parcela do MCMV. O objetivo é a gente tirar essas famílias das ruas do Brasil para que a gente possa dar a elas um lar. E não só um lar, é todo atendimento social, atendimento psicológico, atendimento de saúde”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho, ao portal G1.
“A gente também vai trabalhar o processo de reinserção dessas famílias no mercado de trabalho. Para isso a gente precisa verificar qual é o perfil daquela família para que a gente possa fazer o treinamento”, continuou.
BNews