A Secretaria de Saúde de Juazeiro ainda não conseguiu regularizar a situação das mães atípicas que têm, como direito garantido judicialmente, acesso a medicações e insumos para seus filhos com deficiências. Um problema que se arrasta desde a gestão passada, para desespero e sofrimento das mães que não têm como arcar com as despesas do material. As crianças e adolescentes ficam prejudicadas pela falta das medicações e têm também a qualidade de vida comprometida.
“Não aguento mais comprar fraldas e suplementos para meu filho. Recebo por ordem judicial, só que desde do mês passado estou sem receber. Ele não está indo pra escola e nem pra terapia porque não tenho mas de onde tirar dinheiro para arcar com as fraldas. A Sesau todo dia vem com uma desculpa diferente. Não aceitamos mais desculpas”, relatou uma mãe ao PNB.
“Meu filho tem paralisia cerebral e recebe, por ordem judicial, fraldas, suplementos medicação e insumos. Desde o mês de outubro do ano passado estou sem receber nada. Esse novo prefeito não conseguiu resolver o problema. Já teve reunião com as mães atípicas e nada de resolverem. O secretário de saúde falou que é por conta da licitação, mas já são quase 4 meses e nada de licitação”, questionou outra.
“Horas nos dizem que está em fase de licitação, horas que o fornecedor não entregou. Que licitações são estas que nunca terminam? Nós, mães, não aguentamos mais. Nossas crianças não pediram para nascer e nem de necessitarem desta ordem judicial. Está faltando tudo: medicações, fraldas, insumos, suplementos. Como vamos ficar? Precisamos de um socorro urgente”, apelou outra mãe atípica.
Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que, “em relação aos medicamentos, o fornecimento será normalizado assim que os contratos administrativos forem finalizados e oficializados, processo este que já está em andamento. Quanto às fraldas geriátricas e infantis, a Sesau ressalta que a responsabilidade pela entrega é do fornecedor contratado via processo licitatório, que infelizmente vem descumprindo os prazos estabelecidos em contrato. A Sesau já sinalizou a situação a empresa e está tomando as providências cabíveis para garantir a regularização do fornecimento. Sobre os suplementos alimentares e leites especiais, a Sesau informa que a licitação para aquisição desses itens está prevista para ocorrer até o final deste mês. A gestão está empenhada em agilizar todos os trâmites legais para que o abastecimento seja retomado o mais breve possível. A Sesau preza pela transparência, responsabilidade e cuidado com a população juazeirense, e segue trabalhando para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados”.
Redação PNB